Catarata dos Couros - Chapada dos Veadeiros - Goiás - Hiking

A Catarata dos Couros é um lugar que precisa constar no roteiro de qualquer pessoa. Apesar fascinante, é um dos locais mais difíceis de chegar. São 35 km de off road com inúmeras bifurcações e pouquíssima sinalização. Dizem que foram arrancadas e acabam deixando os visitantes perdidos. Recomenda-se a utilização de veículo 4x4 ou que seja alto. Há "guardadores de carro" local que sugerem contribuição para o estacionamento, mas é opcional. O lugar conta com uma estrutura simples onde é possível comprar água e encomendar um almoço mais rústico para a volta. Nã há venda de ingresso.

Formada por cachoeiras, poços e corredeiras, o complexo é um verdadeiro playground para amantes de natureza. Ele é formado por quatro quedas d'água (Muralha, São Vicente, Parafuso e Bujão), sendo possível completar o passeio em parte do dia e assim emendar com outra atração. Preferindo ficar, sempre existe a possibilidade de assistir aquele pôr do sol na estrada.

A trilha (cerca de 2 km) que leva a todas as cachoeiras é bem marcada, sendo difícil se perder. Em alguns pontos, a subida e a descida ficam mais acentuadas, mas nada preocupante. A dica é aproveitar a Cachoeira do Parafuso e depois conhecer as demais. Os cuidados básicos são os mesmos de sempre, ou seja, levar água, lanche, protetor solar, repelente, calçado adequado e sempre recolher o lixo.

Aproveita-se mais as cachoeiras no período de seca, já que o fluxo da água é baixo. O ideal é sempre chegar um pouco mais cedo para fugir dos grandes grupos que gostam de ficar no local.

A contratação de guia não é obrigatória. Quem preferir, poderá fazê-lo diretamente no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) de Alto Paraíso por R$ 150,00. O preço é único e cada guia leva grupo de até seis pessoas. 

#cataratadoscouros #chapadadosveadeiros


 

Trace sua rota até lá

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso, Goiás
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso, Goiás

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Roberto Fontes
Tem dúvida?