Vulcão Lascar - Deserto do Atacama - Chile - Trekking

Eu e um amigo resolvemos encarar o Vulcão Lascar que está localizado no Deserto do Atacama no Chile. Não é um trekking fácil para quem não está acostumado, uma vez que existem diversos fatores que dificultam a subida. O deserto do atacama é o mais árido e seco do mundo, o topo do vulcão está a 5592 m, o terreno é arenoso, mas não é acidentado (exige força física, mas não tanta técnica), o vento é forte e muito gelado, a pessoa deve se precaver contra os efeitos da soroche (altitude) e deve estar com disposição. Importante estar com primeira, segunda e terceira pele, levar luvas grossas, gorro, cachecol, calçado de trekking impermeável, óculos de sol, protetor solar e bastões (ajudam muito).

Os preparativos começam no dia anterior com uma boa alimentação (leve), hidratação, repouso e nada de alcool. Preparar a mochila com água e snacks. Procure não colocar muita coisa pesada, porque você terá que carregá-la.

Chegamos às 5 AM  de carro na base do vulcão. Tomamos um bom café da manhã no local (alimentos leve). Aproveitamos para olhar a fantástica paisagem e nos preparamos psicologicamente para a aventura. O início é a parte mais difícil por causa da sua mente e do seu corpo que estão se acostumando com o ambiente. Impornte andar no  mesmo ritmo, porque não estamos em uma corrida. Outros grupos começaram a subida, mas só o nosso chegou ao final. As pessoas levam em média 3h para subir, mas fizemos em 2h. No caminho é possível avistar algumas plaquinhas de gelo e sentir cheiro de enxofre. 

Ao chegarmos na cratera (ponto final da excursão), pedimos para o guia nos levar um pouco mais adiante, no ponto mais elevado possível. Subimos um terreno muito arenoso e íngreme. Dava um passo e escorrega dois terços. No cume do vulcão era possível enxergar até onde a vista alcança, mas o vento era muito forte, o frio muito intenso e o celular (mesmo com bateria) morreu.  

Descer foi mais rápido, mas acho um pouco mais complicado pelo fato do terreno ser escorregadio. Infelizmente não dá para colocar mais fotos. rs

Horário de saída: Entre 5h e 6h da manhã 
Ascensão: Entre 3 horas 
Descida: 1 hora 
Tempo total da expedição: Em média 9 horas 

Trace sua rota até lá

Vulcão Lascar - Atacama - Chile
Vulcão Lascar - Atacama - Chile

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Roberto Fontes
Tem dúvida?