Laguna del Inca, Santiago / Chile
A primeira parada da minha aventura pelo Chile foi na Laguna del Inca, no meio da Cordilheira dos Andes, mais menos 164 km de Santiago do Chile.
Mas até chegar à Laguna del Inca passei por Los Andes, onde observamos as espetaculares montanhas do Valle do Aconcágua, fizemos uma parada no mirador Saltó del Soldado, e ainda rolou uma tirolesa sobre o rio Ojos del Água.
Roteiro completo
1° Parada: Los Andes, oficina do guia Zachary
2° Parada: Puentes rio Blanco
3° Parada: El Salto del Soldado
4° Parada: Tirolesa Ojos de Água
5° Parada: Laguna del Inca – Hotel Portill
Um dia inteiro de atividade!
Saímos de Santiago por volta das 7h e às 20h já estava de volta! Um dia cheio de aventuras, superação e muita cultura!
O escalador e montanhista Zachary é especialista nas montanhas dos Andes, incluindo o tão sonhado Monte Aconcágua, a montanha mais alta fora da Ásia, com 6.961 metros de altitude!
Lenda sobre a Laguna
Laguna del Inca é o nome dado a uma lagoa localizada na Cordilheira dos Andes na área de Portillo, localizada na província de Los Andes, região de Valparaíso, no Chile; e também o nome usado para se referir a uma lenda sobre essa lacuna.
Diz a lenda que havia um lago nos Incas que representava as dores do amor do Inca Illi Yupanqui e que, de acordo com as tradições, seria a lagoa atualmente conhecida como a Lagoa Inca na Cordilheira de Los Andes.
Segundo a lenda, nesta lagoa, Illi Yupanqui chorou todas as suas mágoas quando a princesa inca Kora-lle morreu quando sofreu um acidente quando estava cumprindo uma tradição de seu casamento. O corpo da princesa foi deixado lá, e é dito que naquele momento a lagoa se tornou uma cor esmeralda, tingida pela cor dos olhos que o filho do Sol não podia mais despertar. Também é dito que em certas noites de inverno você ainda pode ouvir os lamentos do Inca.
Guia para Laguna del Inca
Laguna del Inca é um novo destino turístico em Santiago e só a agência Seu Guia no Chile realiza este tour.
Quanto custa
O tour para Laguna del Inca incluindo tirolesa sobre o rio Aconcágua e lanche foi R$380,00
Dicas
- Você pode ir em qualquer época do ano, mas sugiro verificar antes com o guia as condições da estrada. Eu fui na primavera (outubro/2018) não estava muito frio e os picos ainda estavam nevados!
- Sugiro roupas confortáveis, eu usei uma calça legging, blusa e um casaco (corta vento), um calçado apropriado faz toda diferença, eu usei essa bota aqui!
- Leve a sua água e lanche para o dia inteiro. O lanche incluído no tour é bem simples, frutas, biscoitos e suco.
- Reserve a sua hospedagem em Santiago no booking.com e ganhe R$50,00 de bônus.
- Se puder investir contrate um fotógrafo profissional para esta aventura. Todas as fotos foram feitas com o fotógrafo Cleber Periodista.
- Confira meus relatos na Revista Digital: https://www.viviantelles.com.br/
- Acompanhe as minhas aventuras ao vivo no Instagram: @vivianctelles
- Acompanhe as minhas dicas no Youtube: youtube/viviantelles
Deixe seu comentário
Diego
Oi, vou a Santiago em 2019 de carro, e como vou passar pelos Andes penso em parar na Laguna Del Inca. Lá existe alguma taxa para acesso?
Vivian Telles
Olá Diego, não tem que pagar nada para ir na laguna, mas é bom pedir autorização para o hotel. ;)