Trilha da Pedra do Osso em Realengo - RJ
As trilhas na cidade do Rio de Janeiro estão cada vez mais conhecidas pelos cariocas e turistas, e a grande novidade do momento é a Transcarioca, um projeto que une várias trilhas da cidade de uma ponta a outra, permitindo que desfrutemos da cidade de um jeito diferente: caminhando por suas florestas, conhecendo novos caminhos e nos conectando com a fauna e a flora. Cada passo nos faz refletir sobre o trabalho de cada voluntário, que deixou pra gente uma grande área de lazer, e precisamos preservar. Saindo um pouco do foco das trilhas mais clássicas da cidade do Rio de Janeiro, graças à Transcarioca (e aos inúmeros voluntários), fomos desbravar uma trilha pouco conhecida, a trilha para a Pedra do Osso, no Parque Estadual da Pedra Branca, núcleo Piraquara (Realengo).
A ideia inicial era só fazer a trilha para a Pedra do Osso (essa pedrinha estranha), mas o nosso amigo Moisés avistou uns grampos, e adivinha? Tinha uma via de escalada!
Conclusão: subimos e foi a experiência mais incrível que tivemos! A via Cacetão A0 ou VIIb foi aberta em 1986 pelo escalador Antônio Faria, e de acordo com Antônio, ele não esperava que alguém repetisse esse escalada.
Obs.: como todo bom aventureiro, fomos preparados com todos os equipamentos de segurança.
Mapa
Características técnicas
Tempo médio de caminhada: 1h30 min (ida)
Extensão: 4.800 metros
Atitude máxima: 524 metros
Grau de dificuldade: moderado
Horário de visitação: 8h às 17h
Camping: não informado
Taxa de entrada: gratuita
Sinalização: inicialmente a trilha está bem marcada pela Transcarioca, em alguns pontos a mata está fechada, mas é fácil identificar o caminho (siga as pegadas).
Onde fica
Parque Estadual da Pedra Branca, núcleo Piraquara (Realengo), Rio de Janeiro - RJ Baixe o checklist para trilha de um dia!Por Vivian Telles
Site: www.viviantelles.com.br
Mais informações: Paraíso Radical (21) 96419-3810
Deixe seu comentário
Thiago
Escalada **** perdão, e na na hora tem equipamentos para alugar ou é necessário levar ?
Vivian Telles
A ascensão ao cume é por uma escalada artificial, você precisa ter equipamentos específicos de escalada e contratar um guia (se não tem noções de escalada). ;)
Thiago
Olá, eu gostaria de saber a informação. Para chegar em cima da pedra é necessário ser de rapel ?
Vivian Telles
Olá Thiago,o rapel é uma técnica de escalada utilizada para descer, neste caso você primeiro sobre escalando e a descida é feita de rapel. A ascensão ao cume é por uma escalada artificial, você precisa ter equipamentos específicos de escalada. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato com a equipe da Paraíso Radical (21) 96419-3810
Bruno
Gostei, aínda bem que há pessoas como vcs, com espírito desbravador.
Só assim outras pessoas podem ter a oportunidade de conhecer esse lugar maravilhoso, graça a divulgação que vcs estão fazendo
Vivian Telles
Obrigada Bruno ;)
Marcio Santiago
como eu chego ao endereço certo do parque estadual da pedra branca núcleo piraquara em realengo?
Vivian Telles
Olá Marcio, coloca no GPS "Parque Estadual da Pedra Branca, núcleo Piraquara", sempre que vou ao lugar eu uso o GPS waze
Renato Gomes
Olá Vivian.
Essa via A0 para chegar ao topo da pedra é equipada com cabo? Além dessas duas (A0 e VIIb), existe outra? Estou querendo ir para o Rio só para conhecer essa pedra. :-)
Vivian Telles
Olá, Renato! A via não possui cabos, para a ascensão ao cume é por uma escalada artificial, você precisa ter equipamentos específicos de escalada. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato com a equipe da Paraíso Radical (21) 96419-3810
Albano Rego
Boa tarde, qual eh o custo para fazer essa trilha?
Vivian Telles
Olá Albano! Entre em contato com a Paraíso Radical (21) 96419-3810
Felipe Macedo Silva
Ola, são quantas horas de trilha? acredito que seja necessário um guia para realizar a trilha e a escalada na pedra sabe mais o menos o valor?
Vivian Telles
Tempo médio de caminhada: 1h30 min (ida)
Extensão: 4.800 metros
Atitude máxima: 524 metros
Grau de dificuldade: moderado
Horário de visitação: 8h às 17h
Taxa de entrada: gratuita
Sinalização: inicialmente a trilha está bem marcada pela Transcarioca, em alguns pontos a mata está fechada, mas é fácil identificar o caminho (siga as pegadas).
Vivian Telles
Olá, Felipe! A trilha está bem sinalizada pela Transcarioca, em alguns trechos a trilha esta fechando por causa da vegetação, mas é fácil se localizar, assista o vídeo para você ter uma ideia melhor do lugar. Para realizar a ascensão ao cume da Pedra do Osso é necessário guia e equipamentos específicos de escalada, sugiro que contrate um profissional.
Eu indico a Paraíso Radical (21) 96419-3810