Trilha da Pedra do Osso em Realengo - RJ

As trilhas na cidade do Rio de Janeiro estão cada vez mais conhecidas pelos cariocas e turistas, e a grande novidade do momento é a Transcarioca, um projeto que une várias trilhas da cidade de uma ponta a outra, permitindo que desfrutemos da cidade de um jeito diferente: caminhando por suas florestas, conhecendo novos caminhos e nos conectando com a fauna e a flora. Cada passo nos faz refletir sobre o trabalho de cada voluntário, que deixou pra gente uma grande área de lazer, e precisamos preservar. Saindo um pouco do foco das trilhas mais clássicas da cidade do Rio de Janeiro, graças à Transcarioca (e aos inúmeros voluntários), fomos desbravar uma trilha pouco conhecida, a trilha para a Pedra do Osso, no Parque Estadual da Pedra Branca, núcleo Piraquara (Realengo).

trilha da pedra do osso em realengo rj por vivian telles 201dac

A ideia inicial era só fazer a trilha para a Pedra do Osso (essa pedrinha estranha), mas o nosso amigo Moisés avistou uns grampos, e adivinha? Tinha uma via de escalada!

trilha da pedra do osso em realengo rj por vivian telles

Conclusão: subimos e foi a experiência mais incrível que tivemos! A via Cacetão A0 ou VIIb foi aberta em 1986 pelo escalador Antônio Faria, e de acordo com Antônio, ele não esperava que alguém repetisse esse escalada.

Obs.: como todo bom aventureiro, fomos preparados com todos os equipamentos de segurança.

 

 

Mapa

Mapa da Pedra do Osso

Características técnicas

Tempo médio de caminhada: 1h30 min (ida)
Extensão: 4.800 metros
Atitude máxima: 524 metros
Grau de dificuldade: moderado
Horário de visitação: 8h às 17h
Camping: não informado
Taxa de entrada: gratuita
Sinalização: inicialmente a trilha está bem marcada pela Transcarioca, em alguns pontos a mata está fechada, mas é fácil identificar o caminho (siga as pegadas).

Onde fica

Parque Estadual da Pedra Branca, núcleo Piraquara (Realengo), Rio de Janeiro - RJ

 

Por Vivian Telles
Patrocínio Botas Ecosafety
Mais informações: Paraíso Radical (21) 96419-3810
E-mail: vivi@trilhandomontanhas.com.br

Compartilhe