Como subir a Carrasqueira da Pedra da Gávea

A carrasqueira possui 30 metros de altura e fica cerca de 20 minutos antes do cume da Pedra da Gávea.

Nesse vídeo dá pra perceber que a carrasqueira não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso muita atenção em todos os detalhes durante a escalada, pois ficamos expostos do início ao fim.

Nas rochas existem apoios tanto para as mãos quanto para os pés, durante toda a escalada. Só é preciso ter atenção para saber o local exato para se firmar. Vale lembrar que a subida não exige muita força, o segredo é o jeito com que você se apoia entre as rochas.

A primeira vez é sempre mais desafiadora, mas com o tempo você vai decorando os caminhos e pegando os macetes. Digo caminhos porque existem trechos diferentes para subir a carrasqueira, alguns mais fáceis e outros mais difíceis. Isso você vai entender melhor quando estiver lá.

O mais complicado é quando a carrasqueira está engarrafada, ou seja, com fila de gente para subir. É nessa hora que surgem os comentários aterrorizantes que acabam deixando algumas pessoas apavoradas. No fundo, podemos dizer que para vencer a carrasqueira você precisa controlar mais seu psicológico do que seu esforço físico. Até porque a maioria das pessoas já chega lá sabendo de mil e uma histórias apavorantes.

Relaxe e pratique, mas não abuse. A carrasqueira é, sim, muito perigosa!

Se você não tem experiência ou está inseguro, não exite em contratar um guia para te auxiliar com o equipamento necessário durante a escalada. Lembre-se que sua segurança é muito mais importante!

Quer saber mais sobre a trilha da Pedra da Gávea? Dá uma conferida aqui.

Trace sua rota até lá

Pedra da Gávea, Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Pedra da Gávea, Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe