Pedra da Gávea com vista para Barra da Tijuca - RJ

Essa tinha sido a minha primeira vez na Pedra da Gávea. O dia estava quente demais, com cerca de 40° e sensação térmica de 80°. Fui com três amigos que praticam corrida, mas não estão acostumados com trilhas. Eu levei 2 litros de água e os aconselhei a levarem a mesma quantidade, mas eles acharam que era demais e levaram apenas uma garrafinha.

Conclusão: acabei tendo que dividir minha água com eles e toda a água acabou antes de chegarmos ao topo. Quando chegamos na carrasqueira, vimos que estava muito cheia de "desistentes"; pessoas que chegaram até ali e não se atreveram a encarar a subida.

Confesso que também fiquei meio assustado, mas fui determinado a subir e usei o auxílio de umas cordas de uma galera que estava fazendo rapel, aí foi molezinha. Isso também encorajou outras pessoas a subirem em seguida.

Demoramos quase 3 horas para chegar ao topo, e o visual foi recompensador. A vista é incrível e há muitos lugares maneiros lá em cima para tirar fotos. A pedra do Raio foi meu lugar favorito.

A volta foi mais tranquila! Ainda conseguimos utilizar as cordas para descer a carrasqueira e encontramos uma fonte no caminho, que acabou passando despercebida na subida.

Aconselho a levarem muita água e ir com pessoas experientes para essa trilha, caso contrário, poderão ser um dos "desistentes" na carrasqueira. É importante o uso de um bom calçado também, principalmente na hora de subir a carrasqueira. De resto, basta ter cuidado e um bom preparo físico que tudo dará certo.

Trace sua rota até lá

Topo da Pedra da Gávea com vista para Barra da Tijuca, setor C do Parque Nacional da Tijuca - RJ
Topo da Pedra da Gávea com vista para Barra da Tijuca, setor C do Parque Nacional da Tijuca - RJ

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe