Travessia Pedra Bonita x Pedra da Gávea, Parque Nacional da Tijuca - RJ

Uma trilha pouco conhecida no Rio de Janeiro é a travessia entre a Pedra Bonita e a Pedra da Gávea. Sem dúvida uma das mais lindas que já fiz e igualmente técnica.

O caminho se inicia na rampa de voo da Pedra Bonita (bem onde o pessoal arma as asas), logo à direita. A caminhada já começa com terra, raízes e pedras. Início com terreno pouco acidentado e fácil orientação. Dependendo da época do ano ou de acordo com chuvas, você encontrará vários pontos de abastecimento no caminho.

Ao chegar na primeira bifurcação, seguimos pela esquerda descendo e fazendo um grande contorno até subir. Aí, parceiro, é ter fé que uma hora você vai parar de subir.

Chegamos num paredão todo fendado e seguimos as setas amarelas que indicavam o caminho certo. Subimos dois lances de escalaminhada sem correntes ou cordas até a temida Chaminé do Eli. 
O caminho q parece o óbvio termina numa grande fenda entre dois blocos maciços de rocha. É chamada assim porque a ascensão é feita com pelo menos duas partes do corpo em contato com as duas faces de rocha.
Escalando com cuidado (porque toda a superfície é sempre úmida), pode ser feito em três seções e isso ajuda no descanso. A primeira parte é menos difícil e serve como aquecimento. A segunda deve ter uns 5m a 7m de altura e é a pior. Parece que lutei Jiu-jitsu com um gato. A terceira você passa por uma gruta e sai na trilha que também pode ser acessada por corda bem ao lado direito da chaminé, por uma via (na rocha) que já possui corrente (recomendo que leve corda) e conta com dois lances de subida, mas também exige esforço e conhecimento básico de escalada. Por ambas as formas você sai a 10 min da Praça da Bandeira (parando pra descansar e tirar fotos, reidratar, etc). Reta final para a carrasqueira.

Daí pra frente é só alegria. Seguindo a trilha com atenção em menos de 30 min você terá um deslumbre panorâmico da paisagem mais pop do Rio, visto de cima pra todos os lados. Se não tiver nenhuma neblina, verão do Leme ao Pontal! (Mentira, foi só pra imitar a música, só dá pra ver até Ipanema).

Trace sua rota até lá

Travessia Pedra Bonita x Pedra da Gávea, setor C do Parque Nacional da Tijuca - RJ
Travessia Pedra Bonita x Pedra da Gávea, setor C do Parque Nacional da Tijuca - RJ

Essa página foi últil para você?

(2 avaliações)

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Marcia Lopes

    Marcia Lopes

    Oi, gostaria de saber se em algum trecho da trilha é necessário corda??

XFECHAR
Top
Marcelo Lima
Tem dúvida?