Parque Nacional da Serra dos Órgãos
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.
Criado em 30 de novembro de 1939, o PARNASO é o terceiro parque mais antigo do país, representando um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira.
É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.
Entre as escaladas destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo. O Dedo de Deus, escalado pela primeira vez em 1912, é até hoje o principal símbolo do montanhismo brasileiro.
Foi criado em 1939 para proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.
O Parque abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).
Sedes
O Parnaso conta com três sedes que dispõem com toda a infraestrutura para receber visitantes, sejam eles famílias, idosos, pesquisadores ou montanhistas.
Sede Guapimirim
A Sede Guapimirim está localizada no inicio da serra Rio x Teresópolis, km 98 da BR – 116. A Sede possui diversas trilhas, cachoeiras e poços de rio, além de estrutura completa para camping com total segurança para os visitantes, com destaque também para o Museu Von Martius e outras construções históricas.
Endereço: Km 98 da BR 116 - Guapimirim - RJ (subida da serra de Teresópolis)
Telefone: (21) 3633-1898
Veja o mapa
Sede Petrópolis
Situada no Bairro do Bonfim em Petrópolis, a Sede, inaugurada em 1999, é a porta de entrada para a Travessia Petrópolis x Teresópolis. Ela tem como diferencial trilhas com diversos níveis de dificuldade que dão acesso a diversos poços e cachoeiras. Esta Sede não possui estacionamento.
Endereço: Estrada do Bonfim, s/n. Corrêas - Petrópolis - RJ
Telefone: (24) 2236-0464
Veja o mapa
Sede Teresópolis
Localizada na área urbana da cidade, a Sede Teresópolis é a principal do PARNASO. Ela oferece ao visitante infraestrutura completa de lazer em ambientes naturais, proporcionando um programa agradável para toda a família. Além de inúmeras trilhas com mirantes, poços de rio, centro de visitantes com exposição interpretativa e piscina de água natural, conta com estrada interna com 3 km que facilita o acesso a todos os pontos de visitação.
Endereço: Av. Rotariana s/n. Alto - Teresópolis - RJ
Telefones: (21) 2642-4072 / (21) 2152-1111
Veja o mapa
Como chegar
O acesso às sedes de Guapimirim e Teresópolis é fácil e bem sinalizado. Quem parte do Rio de Janeiro deve seguir pela BR-040 e depois pegar a BR 116 (Rio-Teresópolis).
A sede de Guapimirim está localizada no Km 98 da BR-116, na subida da serra. Já a sede de Teresópolis está localizada junto à área urbana, na entrada da cidade. Ao passar o pórtico de entrada de Teresópolis, o parque fica 800 metros a esquerda. As sedes de Guapimirim e Teresópolis são próximas, cerca de 10 Km uma da outra.
O acesso à sede de Petrópolis (distrito de Corrêas e bairro do Bonfim) se dá pela BR040 (Rio – Juiz de Fora). Do centro de Petrópolis até a portaria, o acesso é através da Estrada União-Indústria, que margeia o rio Quitandinha.
Horário de funcionamento
Bilheteria: 8h às 17h
Entrada no parque de 6h às 22h
Principais Trilhas
Trilha Mozart Catão
Extensão do percurso: 800 metros
Dificuldade: Moderada
Sede: Teresópolis
Trilha Cartão Postal
Extensão do percurso: 1.200 metros
Dificuldade: Moderada
Sede: Teresópolis
Trilha Suspensa
Extensão do percurso: 1.300 metros
Dificuldade: Leve
Sede: Teresópolis
Trilha Pedra do Sino
Extensão do percurso: 11.000 metros
Dificuldade: Difícil
Sede: Teresópolis
Trilha da Primavera
Extensão do percurso: 500 metros
Dificuldade: Leve
Sede: Teresópolis
Cachoeira Véu da Noiva
Extensão do percurso: 3.000 metros
Dificuldade: Moderada
Sede: Petrópolis
Circuito das Bromélias
Extensão do percurso: 1.000 metros
Dificuldade: Leve
Sede: Petrópolis
Trilha Castelos do Açú
Extensão do percurso: 8.000 metros
Dificuldade: Difícil
Sede: Petrópolis
Travessia Petrópolis-Teresópolis
Extensão do percurso: 30.000 metros
Dificuldade: Difícil
Sede: Petrópolis
Mapa de Trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos - Sede Teresópolis
Abrigos e camping
Existem dois abrigos principais no cume das montanhas, que podem ser utilizados para pernoite durante as trilhas mais longas. Os abrigos possuem ótima infraestrutura e oferecem cama, cozinha e banheiros. Na área externa, é possível acampar numa área específica para esse fim.
Abrigo 4 - Pedra do Sino
No alto da Pedra do Sino, a cerca de 2.200 metros de altitude, está localizado o Abrigo 4, um chalé de montanha destinado a receber visitantes e controlar o uso das áreas de montanha. A construção foi projetada pelo Laboratório de Produtos Florestais do IBAMA, e conta com energia solar e tratamento biológico de afluentes. O atual Abrigo 4 foi erguido sobre as ruínas das fundações do antigo abrigo, que fazia parte da rede de abrigos da trilha da Pedra do Sino. Com capacidade para 30 visitantes (12 beliches e 18 bivaques), dispõe ainda de cozinha e banho quente.
Junto ao abrigo existe uma área de camping com capacidade para 70 pessoas. O montanhista pode trazer a própria barraca ou alugar.
Abrigo do Morro do Açú
O Abrigo do Açú fica localizado a 2.150 metros de altitude, após 7 quilômetros de caminhada e conta com paredes feitas com madeira certificada, energia solar e tratamento biológico de afluentes. Além de ecológico, dispõe banho quente e cozinha, um ótimo local de lazer e descanso para os visitantes. O novo abrigo tem capacidade para 30 visitantes (12 beliches e 18 bivaques).
Junto ao abrigo existe uma área de camping com capacidade para 70 pessoas. O montanhista pode trazer a própria barraca ou alugar.
Vias de escalada
Do total de mais de 130 vias de escalada, a grande maioria (mais de 100) pode ser escalada de forma gratuita, isto é, o acesso não é feito por uma das três portarias do PARNASO. Para escalar os picos do PARNASO em que o acesso se dá por uma das três portarias (ou para aqueles em que o acesso se dá pela BR-116) é necessário comunicar ao Parque, assinando Termo de Conhecimento de Riscos e Normas entregue nas portarias. Para escaladas com acesso pela BR-116 (Dedo de Deus e Escalavrado, por exemplo) o Termo deve ser preenchido e enviado por fax para (21) 2152-1103 (dias úteis) ou entregue diretamente nas portarias do PARNASO. Além disso, é importante que você dê baixa no Termo após a saída do Parque.
Para estimular a escalada no PARNASO, a equipe do Parque produziu uma Lista de vias de Escalada do PARNASO compilando dados disponíveis em sites, livros e outras publicações e buscando informações com escaladores da região, além de disponibilizar croquis digitalizados de obras já publicadas.
Guias
Todas as trilhas e atrativos do PARNASO podem ser visitados sem o acompanhamento de guias ou condutores de visitantes. No entanto, alguns atrativos exigem conhecimentos ou habilidades específicas que podem ser supridas pelo condutor de visitantes.
A contratação de um guia ou condutor pode enriquecer a sua visita ao Parque, pois esses profissionais conhecem não só os atrativos, como também particularidades e curiosidades sobre o PARNASO e a região.
Para a trilha da travessia Petrópolis x Teresópolis, devido as suas particularidades, o PARNASO recomenda a contratação de um guia ou condutor. Caso o grupo não esteja acompanhado por um profissional, um dos membros do grupo deverá se responsabilizar por conhecer o caminho e as regras de uso público do Parque.
O PARNASO não possui equipe especializada em busca e salvamento, em caso de emergências ligue para o Corpo de Bombeiros (telefone 193) e avise também a equipe do PARNASO - (21) 2152-1120.
Como comprar o ingresso do parque?
A compra antecipada dos ingressos permite a entrada no parque para a realização de atividades de montanha – parte alta - fora do horário de funcionamento das bilheterias (8h às 17h). A reserva das vagas é necessária nas atrações com número limitado de visitantes (trilhas da parte alta, abrigos de montanha e campings parte alta), sendo garantida mediante a intenção de pagamento. Caso o pagamento não seja efetuado no prazo previsto, a reserva é automaticamente cancelada.
A compra antecipada dos ingressos permite a entrada no parque no horário das 6:00 às 22:00, para a visitação nas trilhas de montanha na parte alta.
A visitação parte baixa é das 8:00 ás 17:00, no inverno e das 8:00 ás 18:00, no horário de verão.
Não é permitida a entrada de visitantes entre 22:00 e 6:00.
Você pode comprar seu ingresso online no site do Parnaso.
Site: http://parnaso.tur.br/ingresso/
E-mail: atendimento.parnaso@hoperh.com.br
Telefones: (21) 2642-4072 / (21) 2152-1111 (Todos os dias de 08:00 às 17:00hs)
Deixe seu comentário
Ana Luiza Sardenberg
Olá,
Moro no Rio e gostaria de fazer uma trilha no Parnaso de um dia que parasse em algumas cachoeiras para banho.
Gostaria que me enviasse informações sobre preços e dias em que poderia fazer esse passeio.
Grata,
Ana Luiza.
Thiago HD
Olá, Ana! Entre em contato com os guias logo acima dos comentários por favor.