Parque Nacional da Tijuca - RJ

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

4,5

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

Já sabe qual será o seu próximo destino? Ainda não? Então, é hora de traçar a rota! Apresentamos para vocês o Parque Nacional da Tijuca. Localizado no coração do Rio de Janeiro (RJ), ele abrange 3.953 ha de Mata Atlântica e é considerado a maior floresta urbana do mundo já replantada pelo homem.

O parque engloba famosos pontos turísticos da cidade, como: a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita, a Serra da Carioca, o Corcovado, entre outros. Estima-se que, anualmente, cerca de 3 milhões de turistas das mais variadas partes do mundo e de diversas faixa etárias visitam o parque.

As principais atividades desenvolvidas na região estão relacionadas aos esportes radicais, como voo livre, escaladas, ciclismo e rapel. Mas, também existem opções mais tranquilas para aqueles que desejam apenas trilhar e contemplar a natureza ao redor.

Por não possuir um território continuo, o Parque Nacional da Tijuca está misturado à área urbana da cidade e se divide nos seguintes setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca.

Principais pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca

Com tantas opções de lazer fica até difícil escolher em quais pontos ir, não é mesmo? Mas, para você se programar melhor, listamos abaixo as principais características de cada setor do parque. Confira!

Setor A - Floresta da Tijuca

Engloba importantes áreas de preservação do Rio. Veja!

Pico da Tijuca

pico da tijuca rj por karla gordilho

É a montanha mais alta da Floresta da Tijuca, com 1021 metros de altura. Lá de cima é possível ver o Maracanã, as zonas Sul e Oeste, a Pedra da Gávea, a Baía de Guanabara...enfim, toda a cidade do Rio de Janeiro. A trilha tem duração média de 1h30. Para chegar ao cume do Pico da Tijuca, é necessário subir os 117 degraus esculpidos na rocha com 120 metros de corrente de ferro como corrimão.

Bico do Papagaio

bico do papagaio parque nacional da tijuca rj por ritson

Com 989 metros de altitude, é o segundo ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca. A trilha começa no Largo do Bom Retiro e é considerada de fácil acesso no começo, porém depois da bifurcação para o Morro do Cocanha a trilha fica bem íngreme e vira uma escalaminhada, onde é necessário usar as mãos para segurar em raízes e pedras, até chegar ao cume. Lá de cima é possível ver de perto o Morro do Cocanha, a Pedra do Conde, a zona Norte e parte da zona Sul, a Praia da Barra da Tijuca, a baixada de Jacarepaguá e o Maciço da Pedra Branca, bem em frente.

Cachoeira das Almas

cachoeira das almas parque nacional da tijuca rj

A Cachoeira das Almas é uma das poucas cachoeiras do parque que é liberada para banho. Com uma queda d´água de aproximadamente 4 metros de altura, atrai inúmeros visitantes. A cachoeira possui esse nome, pois era utilizada por escravos para realização de cultos religiosos.

Setor B - Serra da Carioca

Com uma extensão de 18 km, nessa região do parque você encontra belíssimos pontos turísticos. Confira!

Corcovado

morro do corcovado parque nacional da tijuca

No morro do Corcovado fica a famosa estátua do Cristo Redentor, que está entre as sete maravilhas do mundo. Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro! Com 710 m de altura, ele oferece uma vista panorâmica de toda a cidade.

Mirante Dona Marta

mirante dona marta rio de janeiro

Com 360 metros de altura, proporciona uma das vista mais bonitas do Rio. De lá de cima é possível ver o Morro da Urca, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baia de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. De carro, o acesso é feito pelo Cosme Velho. A pé, é preciso ir pelo Morro Dona Marta, por meio de uma trilha que dura em média 50 min.

Cachoeiras do Horto

cachoeira do chuveiro horto rj

Corresponde a uma sequência de quedas d´água e cachoeiras localizadas dentro do Parque. Todo o trajeto até chegar a elas, é feito por meio de trilhas com níveis de dificuldade leve a moderado. O visual é lindo, repleto de espécies nativas da região. Conheça também a Cachoeira do Chuveiro.

Parque Lage

Faz parte da memória histórica da cidade. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), mistura arquitetura com a floresta de mata atlântica. Nele, funciona a famosa Escola de Artes Visuais, que oferece formação gratuita para artistas iniciantes, cursos de capacitação em arte para jovens, além de uma intensa programação de exposições, seminários, palestras e mostras de vídeos.

Setor C - Pedra Bonita e Pedra da Gávea

Situado entre os bairros de São Conrado, Barra da Tijuca e Alto da Boa Vista é a região mais propícia para a prática de esportes de aventura. Conheça um pouco de cada ponto desse lugar!

Pedra da Gávea

pedra da gavea parque nacional da tijuca pnt rj

Possui 842 metros de altitude. De cima da pedra é possível ver toda a orla carioca, entre as zonas Sul e Oeste. Além disso, permite a observação das montanhas da Floresta da Tijuca. Para chegar ao topo da pedra é necessário fazer uma trilha pesada, que dura cerca de 6 horas ida e volta. Devido a constante erosão do terreno e a própria estrutura do local, incluindo escalada, é recomendada a companhia de guias especializados para realização dessa trilha. Veja informações completas sobre a Pedra da Gávea clicando aqui.

Pedra Bonita

pedra bonita sao conrado rj

Apresenta um dos mirantes mais bonitos da cidade. A trilha é relativamente fácil, com duração de 1h30 ida e volta. Lá de cima é possível ver a Zona Oeste, grande parte da Zona Sul, a Floresta da Tijuca e a Pedra da Gávea. Veja mais informações sobre a Pedra Bonita clicando aqui.

Setor D - Pretos Forros/Covanca

Situado entre os bairros de Água Santa e Lins de Vasconcelos, está a Serra dos Pretos Forros e Covanca. O nome faz referência aos escravos alforriados que subiam a serra em busca de refúgio, construindo quilombos. Hoje, boa parte dos morros que formam a serra estão cobertos por capim, porém ela ainda preserva trechos de Mata Atlântica, tendo inclusive, pontos de nascentes naturais.

Como chegar?

Como o Parque Nacional da Tijuca é bastante extenso, existem várias formas de chegar até seus atrativos. É possível ir a pé, de bicicleta, ônibus, carro etc. Para conhecer o Corcovado, por exemplo, o visitante pode utilizar o trem com percurso pela Estrada de Ferro Corcovado. Esse passeio tem início na Estação, localizada na Rua Cosme Velho.

Os interessados em conhecer o setor Floresta da Tijuca, devem utilizar o acesso principal, que fica na Praça Afonso Vizeu, Alto da Boa Vista. Esse caminho pode ser realizado subindo a Estrada do Alto em direção à Barra da Tijuca ou à Tijuca.

Já os visitantes que pretendem ir até o setor Serra da Carioca devem passar pelos bairros Cosme Velho ou Alto da Boa Vista, ambos em direção às Paineiras e Corcovado.

O setor Pedra Bonita/Gávea tem acesso pela Barra da Tijuca (Estrada Sorimã) e São Conrado (Estrada das Canoas). É necessário transporte particular para chegar ao início da Trilha da Pedra da Gávea, que fica aproximadamente a 1 km da via principal. Para acesasr a Pedra Bonita, existe a opção de ônibus em São Conrado, que sobe pela Estrada das Canoas e segue até o Alto da Boa Vista, passando pela Estrada da Pedra Bonita.

O setor Pretos Forros/Covanca ainda não possui estrutura para visitação.

Onde ficar?

Existem diversas pousadas e hotéis situados perto dos pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca. Portanto, a escolha das acomodações vai depender dos locais que o visitante pretende conhecer. É possível pernoitar em algumas áreas do parque, porém ela só é permitida, em casos especiais, mediante autorização.

Horário de funcionamento e entrada do parque

O Parque Nacional da Tijuca fica aberto diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, das 8h às 17h. Durante o horário de verão, ele funciona até as 18h. Vale ressaltar que o único local tarifado dentro do Parque é o Corcovado.

Outras informações

E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br
Telefone: (21) 2491-1700
Site: www.parquedatijuca.com.br
Facebook: www.facebook.com/pg/parquedatijuca/

É importante destacar que cada ponto turístico citado acima apresenta muitos outros atrativos e paisagens exuberantes.  Você já visitou alguns desses locais ou conhece algum outro lugar escondido no Parque Nacional da Tijuca? Compartilhe com a gente!

No nosso site você também pode conferir muitas fotografias desse paraíso que está localizado no Rio de Janeiro!

→ Baixe o Guia de campo do Parque Nacional da Tijuca.

Trace sua rota até lá

Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ
Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Bússola
Precisa de guia?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR