Trilha da Pedra do Pontal, Rio de Janeiro - RJ

3,1

4 classificaçõesCLASSIFIQUE
Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

Sobre a Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal é uma pequena ilha que fica entre a Praia do Recreio dos Bandeirantes e a Praia da Macumba. É ligada ao continente por uma estreita faixa de areia que desaparece quando a maré está alta. A trilha é curta e leve, mas a parte final exige um pouco de força nos braços para subir por uma corda de apoio.

karla gordilho trilha da pedra do pontal recreio dos bandeirantes rj

A trilha se inicia praticamente em frente ao Posto 12 do Recreio dos Bandeirantes, onde é necessário caminhar pela areia da praia em direção à Pedra. O início da subida é um pouco íngreme, mas nada complicado, com um pouco de atenção e cuidado é possível subir facilmente. Normalmente os frequentadores daquela região costumam subir descalços ou de chinelos, até mesmo por sentirem mais segurança na pedra. Porém, é recomendável, assim como em qualquer trilha, utilizar um calçado adequado. O caminho não é bem sinalizado, mas por ser uma trilha curta, não há risco de se perder e você sempre encontrará gente por ali. Na metade do caminho existe uma parte que exigirá de você um pouco de esforço para subir até o cume, auxiliado por uma corda que costuma estar no local. Atenção! Antes de subir utilizando a corda, veja seu estado e verifique se está confiável.

romao trilha da pedra do pontal recreio dos bandeirantes rj

A corda fica exposta a chuva e Sol e, com isso, ela vai se degradando com o tempo, até que alguém a troque. Passada essa parte, continue mais um pouco até chegar no topo, onde você poderá circular pelo cume da ilha e explorar todos os ângulos.

Características técnicas

Tempo médio de caminhada: 30 min (ida)
Extensão: 520 metros
Atitude máxima: 127 metros
Grau de dificuldade: leve com escalaminhada
Horário de visitação: não consta
Camping: não consta
Taxa de entrada: gratuita

Onde fica?

Posto 12 do Recreio dos Bandeirantes.
Rio de Janeiro - RJ

Como chegar?

Partindo da Zona Sul, pegue a Avenida das Américas até chegar praticamente no final do Recreio dos Bandeirantes. Entre na Avenida Gilka Machado e siga até a praia, você sairá em frente à Pedra do Pontal.

Partindo de Santa Cruz, Campo Grande ou arredores, siga em direção ao Recreio dos Bandeirantes, passe pelo túnel da Grota Funda (Túnel Vice-Presidente da República José Alencar), continue até passar o Recreio Shopping e vire à direita na Avenida Gilka Machado. Siga até a praia, você sairá em frente à Pedra do Pontal.

Se sua opção for transporte público, pegue qualquer ônibus que passe próximo ao Recreio Shopping. Se tiver uma outra opção que te leve até a praia (Recreio/Pontal), opte por ela. Senão, desça na Avenida das Américas na altura da Avenida Gilka Machado e faça uma caminhada, por cerca de 30 minutos, até a praia. Você sairá em frente à Pedra do Pontal.

Mapa da Trilha

mapa da trilha da pedra do pontal recreio dos bandeirantes rj

Dicas essenciais

• Vale a pena curtir o pôr do sol do alto da Pedra, com um maravilhoso visual da orla carioca;
  • A faixa de areia pode ficar totalmente coberta se a maré estiver alta. Programe-se para fazer a trilha bem cedo, nesse horário é mais certo você conseguir pegar a faixa de areia totalmente descoberta;
  • Para lanchar ou almoçar após a trilha, na Av. Gilka Machado existem ótimas opções boas e baratas. Na avenida das Américas, entre o posto 11 e 12, também tem uma padaria e um restaurante;
  • O local possui uma área grande para estacionamento, mas como é praia então lota rapidamente;
  • Estacione sempre em locais permitidos. Evite reboque!