Trilha da Pedra do Pontal, Rio de Janeiro - RJ

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

3,1

4 classificaçõesCLASSIFIQUE

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

Sobre a Pedra do Pontal

A Pedra do Pontal é uma pequena ilha que fica entre a Praia do Recreio dos Bandeirantes e a Praia da Macumba. É ligada ao continente por uma estreita faixa de areia que desaparece quando a maré está alta. A trilha é curta e leve, mas a parte final exige um pouco de força nos braços para subir por uma corda de apoio.

ilha da pedra do pontal

A trilha se inicia praticamente em frente ao Posto 12 do Recreio dos Bandeirantes, onde é necessário caminhar pela areia da praia em direção à Pedra. O início da subida é um pouco íngreme, mas nada complicado, com um pouco de atenção e cuidado é possível subir facilmente. Normalmente os frequentadores daquela região costumam subir descalços ou de chinelos, até mesmo por sentirem mais segurança na pedra. Porém, é recomendável, assim como em qualquer trilha, utilizar um calçado adequado. O caminho não é bem sinalizado, mas por ser uma trilha curta, não há risco de se perder e você sempre encontrará gente por ali. Na metade do caminho existe uma parte que exigirá de você um pouco de esforço para subir até o cume, auxiliado por uma corda que costuma estar no local. Atenção! Antes de subir utilizando a corda, veja seu estado e verifique se está confiável.

romao trilha da pedra do pontal recreio dos bandeirantes rj

A corda fica exposta a chuva e Sol e, com isso, ela vai se degradando com o tempo, até que alguém a troque. Passada essa parte, continue mais um pouco até chegar no topo, onde você poderá circular pelo cume da ilha e explorar todos os ângulos.

Características técnicas

Tempo médio de caminhada: 30 min (ida)
Extensão: 520 metros
Atitude máxima: 127 metros
Grau de dificuldade: leve com escalaminhada
Horário de visitação: não consta
Camping: não consta
Taxa de entrada: gratuita

Onde fica?

Posto 12 do Recreio dos Bandeirantes.
Rio de Janeiro - RJ

Como chegar?

Partindo da Zona Sul, pegue a Avenida das Américas até chegar praticamente no final do Recreio dos Bandeirantes. Entre na Avenida Gilka Machado e siga até a praia, você sairá em frente à Pedra do Pontal.

Partindo de Santa Cruz, Campo Grande ou arredores, siga em direção ao Recreio dos Bandeirantes, passe pelo túnel da Grota Funda (Túnel Vice-Presidente da República José Alencar), continue até passar o Recreio Shopping e vire à direita na Avenida Gilka Machado. Siga até a praia, você sairá em frente à Pedra do Pontal.

Se sua opção for transporte público, pegue qualquer ônibus que passe próximo ao Recreio Shopping. Se tiver uma outra opção que te leve até a praia (Recreio/Pontal), opte por ela. Senão, desça na Avenida das Américas na altura da Avenida Gilka Machado e faça uma caminhada, por cerca de 30 minutos, até a praia. Você sairá em frente à Pedra do Pontal.

Mapa da Trilha

mapa da trilha da pedra do pontal recreio dos bandeirantes rj

Dicas essenciais

  • Vale a pena curtir o pôr do sol do alto da Pedra, com um maravilhoso visual da orla carioca;
  • A faixa de areia pode ficar totalmente coberta se a maré estiver alta. Programe-se para fazer a trilha bem cedo, nesse horário é mais certo você conseguir pegar a faixa de areia totalmente descoberta;
  • Para lanchar ou almoçar após a trilha, na Av. Gilka Machado existem ótimas opções boas e baratas. Na avenida das Américas, entre o posto 11 e 12, também tem uma padaria e um restaurante;
  • O local possui uma área grande para estacionamento, mas como é praia então lota rapidamente;
  • Estacione sempre em locais permitidos. Evite reboque!

karla gordilho trilha da pedra do pontal recreio dos bandeirantes rj

Trace sua rota até lá

Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ
Pedra do Pontal, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Thais Pacheco

    Thais Pacheco

    Boa noite, gostaria de saber como faço para saber sobre a maré e se quando ela estiver alta, dá pra atravessar tranquilo ou não??

  • Thiago HD

    Thiago HD

    Olá, Thais! É difícil prever quando a maré estará alta, é muito inconstante. De todas as vezes que estive lá na parte da manhã, sempre consegui passar tranquilamente, mesmo com a maré um pouco alta. Mas esteja preparada para se molhar e não arrisque se perceber que está cheio demais. Para sua segurança, recomendo que você vá acompanhada de um guia.

  • Daniel

    Daniel

    Pra ver o por do Sol lá, teria o fato de ter que descer a trilha quase de noite. É de boa descer pedra anoitecendo? E a maré costuma estar alta ou baixa nesses horários (entre 18h00 e 19h00)?

  • Thiago HD

    Thiago HD

    Olha, trilha durante a noite é sempre um pouco mais complicada. Mas se você está acostumado e se estiver com uma boa lanterna, não vejo problemas. É bom ficar atento porque recentemente ouvi dizer que estava rolando assaltos lá à tardinha/noite. Sobre a maré, não posso te dar certeza do melhor horário, varia muito. Mas, no máximo você vai ter que passar com a água no joelho.

  • Priscila de Azevedo Ribeiro da Silva

    Priscila de Azevedo Ribeiro da Silva

    Criança de 10 anos, praticante de esportes, consegue ir nessa trilha?

  • Thiago HD

    Thiago HD

    Olá, Priscila!
    Crianças normalmente têm mais disposição que adultos. Se ela não for sedentária, não vejo problema algum. Mas é importante você estar acompanhada de um guia para lhe orientar em qualquer emergência, principalmente no trecho que necessita de corda para subir.

  • Cleise Peres Gama

    Cleise Peres Gama

    Desculpa a pergunta , e fácil encontrar cobras no local ?

  • Thiago HD

    Thiago HD

    Cleise, das vezes que estive lá nunca vi. É provável que exista, mas creio que você não encontrará.

  • Claudia Jafet

    Claudia Jafet

    Escalei a pedra hoje e foi sensacional. Eu recomendo! A vista lá do alto é sem igual.

XFECHAR
Top
Bússola
Precisa de guia?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR