Trilha do Morro Dois Irmãos, Rio de Janeiro

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

3,1

2 classificaçõesCLASSIFIQUE
Morro Dois Irmãos, Rio de Janeiro - RJ

Personagem principal de uma das paisagens mais clássicas do Rio, o Morro Dois Irmãos fica no Vidigal, logo depois da Praia do Leblon, e pode ser visto desde o Arpoador. A trilha para chegar lá em cima não é das mais difíceis e a recompensa é uma vista estonteante da cidade maravilhosa!

Morro Dois Irmãos

morro dois irmaos rj foto 01

Para subir os 533 metros de altitude do “Irmão Maior” é preciso entrar no Vidigal e ir de van ou mototáxi (a aventura já começa aí, rs) até o ponto inicial da trilha, que fica atrás do campo de futebol. Também é possível fazer todo o trajeto caminhando, mas assim será bem mais cansativo.

Acesso para o início da trilha

morro dois irmaos rj foto 02

A trilha de mais ou menos 1,5 km é demarcada e cercada de verde por todos os lados. Aos poucos a subida vai ficando íngreme e cansativa, mas quase na metade do caminho existe o primeiro mirante, onde é possível parar para descansar e admirar a vista. A Pedra da Gávea, a Pedra Bonita e a Rocinha, vista toda de cima, compõem um visual impressionante o suficiente para ter certeza que o esforço vale a pena!

Pedra da Gávea e Pedra Bonita, visual do mirante na metade da trilha

morro dois irmaos rj foto 03

A Rocinha vista de cima

morro dois irmaos rj foto 04

A parte final da trilha tem alguns trechos com mata mais fechada, mas nada que dificulte muito a passagem. Quando a gente chega lá em cima, o mais difícil é escolher para onde olhar: são 360° de Rio de Janeiro!

Trilheiros admiram a vista no Pico do Dois Irmãos

morro dois irmaos rj foto 05

O ângulo privilegiado faz com que a Lagoa fique no formato de um coração, a sua esquerda se vê o Cristo e o lado direito é tomado pelo mar que parece infinito. A faixa de areia das Praias do Leblon, Ipanema e Copacabana parece pequena lá de cima. Assim como as casas da Rocinha que estão na vista lateral. Em outro ponto, a Pedra da Gávea e a Praia de São Conrado também disputam a atenção dos trilheiros. O cenário é tão lindo que chega a ser emocionante estar lá em cima!

O Cristo e a Lagoa, que fica no formato de um coração

morro dois irmaos rj foto 06

Praias do Leblon e Ipanema e, ao fundo, Praia de Copacabana

morro dois irmaos rj foto 07

Pedra da Gávea e Praia de São Conrado

morro dois irmaos rj foto 08

O Vidigal fica junto ao Leblon, portanto uma ótima opção para relaxar depois da trilha é a Praia do Leblon. Leve biquíni/sunga na mochila e vá direto dar um mergulho e curtir um dia de praia. A duração média da subida é de 50 minutos, com nível de dificuldade médio e alguns trechos de escalaminhada. Não é permitido acampar no Morro Dois Irmãos.

Praia do Leblon

morro dois irmaos rj foto 09

Dicas essenciais

  • Essas dicas valem para qualquer trilha, e nunca custa lembrar: use protetor solar e boné, e redobre o cuidado no verão. Leve água e se hidrate durante a caminhada, isso é essencial para aproveitar o passeio. É recomendável ter um lanche leve na mochila.
  • Existe uma pequena padaria bem próxima ao ponto de partida da trilha, ela se chama Padaria Esquina da Trilha Dois Irmãos e vende água, sucos, pães, misto quente, pão na chapa, café. Não tem grande variedade, mas tem os itens básicos de padaria e bom atendimento, além de banheiro em bom estado para uso dos clientes.
  • A trilha do Morro Dois Irmãos tem sido muito procurada nos últimos tempos. Esteja preparado para encontrar o local cheio, especialmente a partir do meio da manhã em finais de semana e feriados. Para conseguir usufruir do passeio com maior tranquilidade, se programe para ir bem cedo ou em dias de semana.
  • Para chegar ao ponto inicial da trilha, você pode usar as vans ou mototáxis do Vidigal. Não é possível ir até lá de carro ou táxi. Tenha em mente que você está dentro de uma comunidade que é a casa de muitas pessoas, educação e respeito com os moradores é essencial. Às vezes é preciso paciência, pois podem existir filas para os transportes. Tanto a van quanto o mototáxi custam em torno de R$ 3,00 por trecho, se for possível, leve dinheiro trocado.
  • O Vidigal é pacificado há alguns anos e hoje abriga diversos hostels, bares e restaurantes, atraindo uma grande quantidade de turistas. A comunidade conta com UPP e policiamento, não é preciso ter medo por estar dentro de uma favela, apenas os cuidados normais que são necessários em qualquer lugar no Rio de Janeiro.

Trace sua rota até lá

Morro Dois Irmãos, Rio de Janeiro - RJ
Morro Dois Irmãos, Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe