Costa Rica é um paraíso para entusiastas da natureza e aventureiros

Pura Vida! É assim que os costa-riquenhos saúdam seus visitantes... Mas “Pura Vida” não se resume a uma simples saudação ou despedida... ela quer desejar boas energias, reconhecer valores como simplicidade, humildade, felicidade e otimismo.

É esse o clima do país, que possui 34 parques nacionais e reservas num território do tamanho do estado do Espírito Santo, incluindo dois parques declarados "Patrimônio da Humanidade" pela UNESCO.

costa rica 2

Banhado por dois oceanos, Atlântico e Pacífico, e venerado por surfistas, a Costa Rica é também um paraíso para entusiastas da natureza e aventureiros, por suas florestas e montanhas vulcânicas.

costa rica 3

Minha primeira visita ao país escolhi ir à região de Arenal, no norte da Costa Rica, por suas inúmeras atividades. A região leva o nome do seu vulcão, que já foi um dos dez vulcões mais ativos do mundo e o mais ativo da Costa Rica. Em meio a florestas tropicais, cachoeiras, lagos, a região do Arenal tornou-se a capital da aventura da Costa Rica.

costa rica 4

O vulcão, que foi formado há mais de 7000 anos, tem a forma de um cone simétrico que domina a paisagem da região, embora a maioria das vezes impere coberto por nuvens. Um forte erupção aconteceu em julho de 1968 quando um terremoto detonou explosões colossais na região, soterrando duas pequenas aldeias (Tabacon e Pueblo Nuevo) e deixando 87 pessoas mortas. Até 2010 as erupções foram constantes, uma média de 40 por dia, embora menos severas. Além de cinzas e lavas incandescentes, ejetava gases de cloro e dióxido de enxofre. Em Julho de 2010 seus fluxos de lava diminuíram significantemente mas os cientistas asseguram que ele ainda está vivo!

costa rica 5

Parque Nacional Arenal

O Parque Nacional Arenal, aberto em 1991, é uma área de conservação que protege 16 reservas na região entre as serras de Guanacaste e Tilarán. Essas reservas possuem, além de muita vida selvagem, microclimas e ecossistemas únicos, morada de uma grande variedade de espécies exóticas. Aliás 4% de toda biodiversidade do nosso planeta está na Costa Rica. Os costa-riquenhos orgulham-se de serem o primeiro país da fila a ser considerado “carbon free”, alimentado por suas florestas e políticas ambientais, sem emitir mais carbono do que são capazes de neutralizar.

costa rica macacos

Além do Vulcão Arenal, o parque abriga o adormecido Cerro Chato localizado a 3 km a sudeste do vulcão Arenal e está inativo por mais de 3500 anos. O vulcão Cerro Chato possui uma cratera desmoronada com uma lagoa verde esmeralda dentro. Existem duas trilhas que levam a Cerro Chato, em meio a uma densa floresta, a partir da trilha da Cachoeira La Fortuna, uma das mais belas cachoeiras do país. Uma ótima combinação, não? Na volta da sua trilha aproveite para um mergulho!

costa rica floresta

Os trekkings que levam à base do vulcão Arenal são feitos nas trilhas demarcadas do parque. Devido a preocupações com segurança, os visitantes não estão autorizados a caminhar perto da cratera e do topo do vulcão. A história conta que um número de visitantes e guias de turismo não autorizados morreram em caminhadas quando chegaram muito perto do cume por conta de intoxicação com gases. Park rangers estão cuidando e aconselhando os aventureiros todo o tempo, sobre as preocupações de segurança, e atentos para fechar o parque se pressentem condições de perigo.

costa rica vulcao

Existem 3 trilhas demarcadas em meio a uma vegetação exuberante de floresta tropical, floresta secundária e savana. Nas três você terá oportunidade de ver os fluxos de lavas de 1968 e 1992. São caminhadas bem tranquilas, embora você precise ter cuidado para atravessar os campos de lava pois é fácil perder o equilíbrio nestas enormes rochas.

costa rica 6

As trilhas:

  1. Heliconias Trail – 1,5 km de caminhada até o mirante principal do parque que oferece uma espetacular vista panorâmica sobre o vulcão, o lago e a Cordilheira Tileran. A melhor vista você encontra num dia claro e ensolarado... Visitei num dia bem nublado, não consegui nem ver o vulcão... :(
    costa rica mapa
  2. Las Coladas - caminhada plana de 2 quilômetros também no entorno da base do Vulcão Arenal, com vista para fluxos de lava antigos da última grande erupção em 1992.costa rica cobra
  3. Los Tucanes - esta trilha começa na trilha 2, Las Coladas, e continua por mais 3 quilômetros floresta adentro, terminando também em região de lavas.
    costa rica tucano

Lago Arenal

O Lago Arenal é adorado pelos praticantes de windsurf e demais esportes a vela devido aos seus ventos fortes durante todo o ano. Há escolas na extremidade noroeste do lago, para quem quiser se aventurar. Fizemos uma passeio de caiaque e SUP nesse lago que já teve seu entorno alargado 3 vezes para abrigar a maior hidrelétrica da Costa Rica, que produz 70% da eletricidade do país.

costa rica rio

Suas águas são carregadas de um tipo de truta bem conhecido pelos moradores como Guapote. Além de bonita, é muito saborosa também.

Gravity falls - Canyoneering

"The most extreme adventure in Costa Rica"

costa rica canyoneering

Realmente muita adrenalina! Começamos com um rapel numa cachoeira de 45 metros, e depois fomos descendo o canion do rio pulando penhascos e cachoeiras. Canyoning ou canyoneering é uma aventura que combina várias modalidades como saltos, rapel em cachoeira, trekkings, hikings, escalada e nado. Nossa aventura foi guiada pela Desafio Adventure Company e na nossa opinião foi umas das melhores atividades que fizemos na região.

costa rica 7

São 5 cachoeiras com saltos em cliff diving que vão de 2 a 8 metros. Parece pouco mas visto de cima é bem alto!

costa rica cachoeira

A Desafio Adventure faz esse tour exclusivamente para pequenos grupos de aventureiros. Há outro passeio parecido, e mais popular, que é o Lost Canyon, de um nível mais leve para os inciantes em canyoning.

costa rica cachoeira 2

Rio Celeste e Parque Nacional Vulcão Tenório

O Rio Celeste fica dentro do Parque Nacional Vulcão Tenório, no norte da Costa Rica. O parque foi criado em 1995 para proteger o Vulcão Tenório, ainda ativo, e que mede quase 2 mil metros. A mata virgem que leva ao vulcão é morada de vários felinos selvagens, como a jaguatirica, onça-pintada e o puma. A trilha que leva ao cume do vulcão chama Las Dantas Trail.

costa rica parque nacional volcan tenorio

Este parque é considerado um dos segredos mais bem guardados da Costa Rica, bem como um dos melhores lugares para trekkings também. Trilheiros podem caminhar ao lado do belíssimo Rio Celeste, em meia a uma abundante fauna e flora. O Rio Celeste tem sua incrível cor azul por causa do enxofre que é emitida pela atividade vulcânica do parque. E esse enxofre ainda se mistura com carbono de cálcio.

costa rica catarata

Existem muitas lendas e mitos na Costa Rica, e com esse rio não é diferente. Segundo sua lenda, quando Deus terminou de pintar o céu, lavou ali seus pincéis, daí o nome de Rio Celeste.

Iniciamos a trilha admirados com o belo ecossistema. Depois de mais ou menos 1 hora de caminhada chegamos a magnífica cascata Rio Celeste. Infelizmente o banho não é permitido pelo Parque Nacional porque tem componentes químicos na água que são prejudiciais à saúde. Aliás a cor da água é resultado dessas reações químicas na junção de dois rios incolores, o Rio Buenavista e Sour Creek. Buenavista carrega uma grande concentração de silicato de alumínio e o Sour Creek, como o próprio nome indica, tem uma acidez elevada devido à atividade vulcânica. Quando estas duas correntes se encontram, a queda do pH resulta numa cor turquesa forte.

costa rica perereca

Pegamos muita chuva e lama nas trilhas que nos tomou um tempo maior para completar o percurso de 7 Km. Levamos em torno de 4 a 5 horas, computando o tempo das paradas. O uso do bastão de caminhada e botas adequadas é essencial nas trilhas do Parque Vulcão Tenório.

costa rica trilha

A caminhada pelo parque nos proporcionou oportunidades de vislumbrar um diversificado leque de flora e fauna, incluindo tucanos, macacos, esquilos, arvores centenárias, bromélias, palmeiras, samambaias e muito mais. Pura Vida!

Águas termais

O que poderia ser melhor do que um banho quente relaxante depois de uma longa caminhada? Aproveite que a região possui várias fontes de águas termais naturais, que são águas aquecidas no subterrâneo e que vêm à superfície como fonte de relaxamento e também banhos terapêuticos para o tratamento de algumas doenças.

costa rica aguas termais

Outras atividades na região que podem ser feitas com a Desafio Adventure Company:

  • Arenal Hanging Bridges Walk
  • Sky Tram & Trek
  • Horseback Riding to La Fortuna Waterfall
  • Whitewater Rafting
  • Peñas Blancas Safari Float
  • Mountain Biking
  • Eco-Danaus Butterfly & Fauna Garden
  • Venado Caves Tour
  • Maleku Indigenous Cultural Tour
  • Night Walk

costa rica trilha de bike

Costa Rica em ação

Confira mais Viagens e Outras Histórias em meu site: viagenseoutrashistorias.com.br.

Trace sua rota até lá

Costa Rica
Costa Rica

Essa página foi últil para você?

(nenhuma avaliação)

Compartilhe