Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

5

1 classificaçãoCLASSIFIQUE

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

O Arquipélago de Fernando de Noronha abriga umas das mais deslumbrantes paisagens do Brasil. Localizado em Pernambuco, ele é constituído por 21 ilhas e ocupa uma área total de 26 Km², da qual 17 Km² correspondem à ilha principal.  Sendo um dos destinos mais cobiçados dos turistas, a região encanta não apenas pelas praias de águas verde esmeralda, mas, principalmente, por abrigar diversas espécies ameaçadas de extinção.

Com o intuito de preservar a natureza local, em 1988 foi criado o Parque Nacional Marinho que, desde então, passou a desenvolver diversos projetos de proteção da fauna e flora da região. Desde 2001, o parque foi reconhecido e tombado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade.

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque recebe milhares de turistas anualmente e proporciona experiências únicas aos visitantes que ficam em plena sintonia com a natureza.

O clima das ilhas é tipicamente tropical, com temperatura média anual de 26º e chuvas concentradas entre os meses de fevereiro e julho, sendo abril o mês mais chuvoso.

Então, se você pensa em se aventurar nesse paraíso é preciso planejar!

Atrativos do parque

É impossível não querer conhecer cada pedacinho desse lugar! Em meio a tanta biodiversidade, o parque oferece aos visitantes diversas opções de laser, tais como: passeios de barcos, mergulhos no fundo do mar, trilhas etc. Abaixo, listamos alguns dos principais atrativos dessa região. Confira!

Mirante da Baía dos Golfinhos

Esse mirante é parada obrigatória para aqueles que desejam admirar as manobras dos golfinhos. Indo pela manhã, é possível ver um verdadeiro espetáculo, proporcionado por esses animais. O acesso a ao local é feito mediante autorização prévia do IBAMA.

Buraco do Galego

buraco do galego fernando de noronha pernambuco

O Buraco do Galego, na Praia do Cachorro, é uma espécie de piscina natural localizada na extrema direita de quem desce a escadaria, chega na areia e anda alguns metros em direção aos rochedos localizadas na parte direita da praia. É Diferente da maioria das trilhas, com um visual incrível, o local é de fácil acesso.

Praia da Atalaia

Um dos destinos mais procurados pelos visitantes, apresenta uma paisagem deslumbrante, que lembra a origem vulcânica da ilha. Com piscinas naturais rasas, essa praia permite a visibilidade de diversos peixes. O acesso é feito por pequenos grupos, mediante autorização do IBAMA. Você pode saber mais sobre essa praia, clicando aqui.

Baía do Sueste

Nesse atrativo, o turista pode optar por um mergulho guiado que percorre toda uma trilha submarina. Durante o passeio, é possível ver tartarugas marinhas e outras espécies como polvo, lagostas, raias, pequenos tubarões, entre outros.

Baía do Sancho

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, é composta por águas de diferentes tonalidades, banco de corais e areia clarinha. O acesso pode ser feito por terra, através de uma trilha que fica num mirante, ou por barco, com saída na Praia do Porto.

Morro São José

No Parque é possível fazer várias trilhas. Dentre elas, uma leva ao Morro São José, uma ilha secundária do arquipélago, que apresenta uma piscina natural e o forte São José. A trilha pode ser feita caminhando, caso a maré esteja baixa, ou a nado.  Para saber mais sobre esse passeio, clique aqui.

Baía dos Porcos

baia dos porcos fernando de noronha pe

Com uma pequena faixa de areia rodeada por pedras, de origem vulcânica, a Baía dos Porcos fica sob a sombra de uma falésia de 30 metros. Na maré baixa, são formadas as piscinas naturais e é possível observar toda fauna marinha.

Caverna do Capitão Kid

Localizada entre a praia da Caieira e a praia do Atalaia, o acesso a esse ponto turístico é feito mediante duas trilhas. O nome da caverna faz referência à lenda do Capitão Kid, um pirata que havia escondido seus tesouros naquela região.

Sítios históricos

Além de todos esses cenário paradisíacos, os turistas ainda têm a oportunidade de conhecer a história local através de algumas edificações como o forte de São Pedro de Boldró, o forte de Santo Antônio, a capela de São Pedro dos Pescadores, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, entre outros.

Projeto Tamar: uma atração a parte!

Em 1984 teve início os primeiros trabalhos do Tamar na região. A praia do Leão foi detectada como a principal área de reprodução, alimentação, crescimento e repouso da tartaruga-verde e da tartaruga-de-pente. Com o passar dos anos, o local tornou-se o embrião do Parque Nacional Marinho, que teve sua criação em 1988.

Hoje, o parque abriga uma das bases mais importantes do projeto, se configurando como um verdadeiro laboratório natural, que oferece excelentes condições de pesquisas.

Além de preservar as espécies locais, o projeto desenvolve trabalhos de sensibilização e educação ambiental, atraindo, assim, milhares de visitantes anualmente. Sem dúvida, é um local que vale a pena conhecer!

Como chegar?

Há voos diários de Recife, capital de Pernambuco, e Natal, capital do Rio Grande do Norte, para a ilha. O voo dura em média uma hora. Pode-se chegar ao arquipélago, também, pelo mar, em cruzeiros marítimos e embarcações particulares no porto da Baía de Santo Antônio. Fernando de Noronha está a 545 Km de Recife (PE), 360 Km de Natal (RN) e a 710 Km de Fortaleza(CE).

Onde ficar?

Existem diversos tipos de pousadas nas ilhas, sendo que a maioria é domiciliar. Mas, existem também pousadas mais sofisticadas. Por isso, é importante verificar junto a administração do parque se a hospedagem escolhida é regular.

Ingressos

O ingresso para o parque dá direito ao turista acessar todas as áreas de visitação pública. Vale ressaltar, que os serviços relacionados a mergulho, passeio de barco e outros, são cobrados à parte. A compra do ingresso pode ser feita no site do Parque: www.parnanoronha.com.br/ingressos.

Cerca de 70% do valor dos ingressos arrecadados são revertidos em ações de melhorias diretas ao Parque através de projetos de reforma e manutenção de trilhas, sinalização interpretativa e manutenção do Centro de Visitantes.

Conheça também

Outras informações

- Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade: www.icmbio.gov.br.
- Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha: www.parnanoronha.com.br ou (81) 99453 2674.

Trace sua rota até lá

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, PE
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, PE

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR