Piscina Natural do Morro São José, Fernando de Noronha - PE

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

A beleza de Fernando de Noronha é indiscutível no conjunto da obra, mas certamente você vai confirmar que a natureza é ainda mais bela por causa dos detalhes. Este texto vai falar de um pedacinho azul desta ilha que todo brasileiro sonha em conhecer.

Sobre o Morro São José e a piscina natural

O Morro São José é a única ilha secundária em Fernando de Noronha onde é permitida a visitação pública. As demais ilhas são acessadas somente para pesquisa e mediante autorização prévia do órgão gestor, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.

A ilha possui uma pequena piscina natural na base do morro, ao lado direito, e o Forte São José. O acesso é realizado a partir do ponto chamado Air France com agendamento prévio no Centro de Visitantes do Parque Nacional Marinho e só é possível na maré baixa, quando expõe uma estreita faixa de pedras que possibilita a travessia até a ilha.

Em dias de maré baixa com amplitude maior que 0.3, a travessia pode ser feita a nado, também através de agendamento e, neste caso, somente com acompanhamento de condutor autorizado pelo Parque.

A visita é realizada até a piscina e o acesso ao forte não é permitido. Na base do Morro São José, o visitante deve seguir sempre pela direita até encontrar a piscina que tem em torno de um metro de profundidade. Alguns pocinhos podem ser confundidos com o ponto principal da trilha, mas você saberá que chegou quando se deparar com este azul celeste.

Características técnicas

Tempo médio de caminhada: 20 minutos (ida)
Grau de dificuldade: alta. A trilha é bastante escorregadia porque o caminho fica submerso quando a maré está cheia.
Horário de visitação: de acordo com as condições da maré.
Taxa de entrada: o ingresso para acessar todas as áreas do Parque Nacional Marinho é único. (Informações: www.parnanoronha.com.br)

Onde fica

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Pernambuco - PE.

Como chegar

Antes de mais nada, consultar e agendar no Centro de Visitantes do Parque, no bairro Boldró, ao lado da sede do Projeto Tamar. O ponto de partida para a trilha fica no Air France, nas proximidades do Porto Santo Antônio. O acesso até o Porto pode ser feito de ônibus e a pé até o Air France.

Vídeo

Dicas essenciais

  • O ideal para quem deseja fazer as trilhas em Fernando de Noronha é procurar fazer os agendamentos que podem ser realizados com cinco dias de antecedência. Se possível, busque por um guia local antes de chegar a Noronha para tentar realizar os agendamentos, que também são possíveis à distância. Isso pode ser essencial para não ficar de fora pela falta de vagas, que são limitadas.
  • Vá de tênis ou botinhas de trilha antiderrapantes. A trilha parece fácil inicialmente, mas não vale a pena ir de chinelos. Se for de tênis, use um que não se preocupe em molhar (isso vale para todas as trilhas em Fernando de Noronha, principalmente na época de chuvas).
  • A trilha é obrigatoriamente guiada se, no período, a maré estiver maior que 0.3 e o percurso precisar ser realizado a nado. Neste caso, utilizar colete, snorkel e nadadeiras. Existem vários condutores credenciados pelo Parque Nacional Marinho para os passeios que são estritamente guiados.
  • Se a maré estiver menor que 0.3 o percurso pode ser feito caminhando, sem a necessidade de guia. No começo da trilha há um responsável do ICMBio, voluntário ou colaborador, que dará as indicações para chegar até a piscina natural.
  • É importante ficar atento ao tempo em que é possível aproveitar a piscina. Os horários são repassados aos visitantes justamente para que a volta a pé seja tranquila, antes que a maré volte a encher. É possível ficar na piscina em torno de 40 minutos, mais ou menos, dependendo da amplitude da maré.

Trace sua rota até lá

Piscina Natural do Morro São José, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Pernambuco - PE
Piscina Natural do Morro São José, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Pernambuco - PE

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Thaís dos Reis Mendonça
Tem dúvida?
X

Qual a sua opinião sobre o local?

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO

CLASSIFICAR