Trilha da Pedra do Cortiço, Petrópolis - RJ
Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.
- Sobre a Pedra do Cortiço
- Origem do nome
- A trilha
- Características técnicas
- Onde fica?
- Como chegar?
- Dicas essenciais
- Galeria de fotos
Sobre a Pedra do Cortiço
Localizada no bairro de São Sebastião, região serrana do Rio de Janeiro, a trilha para a Pedra do Cortiço, também conhecida como Morro do Cortiço, é considerada leve e uma das mais fáceis da cidade. Com aproximadamente 45 minutos de caminhada você consegue avistar o conjunto de montanhas de Petrópolis e Serra dos Órgãos, a Baía da Guanabara e a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro.
Origem do nome
O Morro do Cortiço possui esse nome pois vários moradores da região, especialmente portugueses e brasileiros residiam em grandes casarões feitos em madeira próximo ao sopé da montanha.
A trilha
A caminhada se inicia por uma ruazinha bem estreita, de paralelepípedos, chamada Rua Indaiá, ao lado da da Igreja de São Sebastião. Entrando nessa rua, caminhe por alguns minutos e logo verá o início da trilha bem discreto à sua esquerda. É um caminho nada convencional, que entra pelo matagal na beira da Rua Indaiá e pode passar despercebido por quem não conhece, já que não existe nenhuma sinalização no local.
A trilha é um pouco confusa, então oriente-se sempre pelo topo do morro, descartando as vias que se confundem com a trilha principal, formadas pela erosão. Passando a mata fechada, você ficará exposto ao sol praticamente o tempo todo, inclusive no topo do morro, então não esqueça de levar o protetor solar.
No cume você tem uma vista incrível da cidade de Petrópolis, a baixada, e Rio ao fundo, podendo inclusive avistar a Floresta da Tijuca em dias de céu azul. Ao lado esquerdo, é possível avistar o morro do Meu Castelo (também conhecido como Castelinho), além das Antenas do Morin num morro mais alto depois do Castelinho. Um pouco mais a direita do Meu Castelo, é possível reconhecer um morro pontudo, é a Agulha do Itacolomi (não confunda com o Dedo de Deus!), seguida pela Cabeça de Negro. Oriente-se melhor pela foto abaixo.
Características técnicas
Tempo médio de caminhada: 45 min (ida)
Extensão: 1.500 metros
Atitude máxima: 1.121 metros
Grau de dificuldade: leve
Taxa de entrada: gratuita
Onde fica?
São Sebastião, Petrópolis - RJComo chegar?
Para se guiar, veja as fotos abaixo indicando o percurso até o início da trilha, partindo da Igreja de São Sebastião em Petrópolis.
Dicas essenciais
- O topo do morro é totalmente exposto ao sol, não esqueça de levar o protetor solar;
- Para encontrar a trilha, baseie-se pelas fotos acima que indicam o caminho, se puder leve-as no celular para se guiar, pois o início da trilha não é sinalizado e pode passar facilmente despercebido.
Deixe seu comentário
Sue Turismo e Eventos
Sou Guia de Turismo e Atrativos Naturais e moro nesse bairro São Sebastião.
Contato:
24 98864-1713
Rafael
muito bom! gostei muito da trilha, sem o guia não teria conseguido ir. muito obrigado!!
Pedro Henrique
Tem lugar para parar algum automóvel ou motocicleta?
Thiago HD
Sim, no entorno da igreja.
Mario Eduardo Lopes Junior
Na igreja católica são Sebastião?
Thiago HD
Pedro, o ideal é estacionar na pracinha ou ruas próximas da igrejinha principal, que fica bem próxima à trilha.
Mauro Sanches
Que tipo de calçado será melhor?
Quais outros equipamentos necessários?
Thiago HD
Mauro, essa trilha é bem tranquila. Não é necessário levar muita coisa, só o essencial: calçado específico para trilha, lanches e água. Só esteja preparado para o calor, pois o cume é exposto ao sol.