Trilha de Howth, Irlanda

A trilha de Howth (Leia-se Róv), está localizada bem próxima a Dublin, a capital do país, numa cidade com o mesmo nome da trilha e está localizada no Condado de Fingal. É possível chegar lá pegando um ônibus urbano das linhas 31A, 31B e 31N (checar disponibilidade do dia, pois não funcionam a noite e algumas delas não funcionam nos fins de semana). Pode-se pegar o DART (O trem que corta o país, mas geralmente é mais caro, e com o dólar em alta né...).

Se você é fã de frutos do mar então está feito. Há inúmeras opções de restaurantes especializados em frutos do mar na região, pois Howth desenvolve importante atividade pesqueira pro país. Você ainda pode ser contemplado por um passeio de focas, costumeiro na região.

Vamos pra parte que interessa: A trilha. Ela é bem fácil. Como dizem alguns irlandeses, até pessoas com problemas de locomoção conseguem fazer. Qualquer pessoa sedentária consegue fazer. É o tipo de trilha que você não encara pela dificuldade, e sim pela paisagem. É normal ter muito vento ou chuva, por isso use roupa apropriada, talvez o frio e a sensação térmica sejam as partes mais difíceis da trilha.

Existem 4 percursos na trilha. Desde um mais curto até um mais longo que são divididos por cores. Verde, azul, vermelho e violeta, sendo o verde o mais curto e violeta o mais longo, mas nada de difícil. A trilha é toda bem sinalizada e você parte do Porto em Howth.

Todas são simples, basta mudar a dificuldade e o tempo que leva para executar cada uma. No começo da trilha, atravessa-se a parte norte da península de onde se tem uma bela vista da parte norte de Dublin. Se der sorte, também será possível ver o contorno da costa do País de Gales, mesmo que distante. Mas isso é praticamente impossível pois chove 270 dias no ano e a visão fica prejudicada. Caminhando um pouco mais a leste da península de Howth é possível admirar a bela Baía de Dublin e Wicklow Mountains, mais ao sul. No meio do caminho chega-se ao farol Baily. Um local lindo mas que está sempre fechado.

Há alguns trechos da trilha com ruas asfaltadas, como a que leva ao farol e a algumas mansões de veraneio de locais. (Curiosamente, Bono Vox, vocalista do U2, tem uma casa lá). Nesta trilha, passa-se por florestas e curiosamente por um campo de golfe, com recomendações para não incomodar os golfistas caminhantes e vice-versa.

É uma trilha bem variada, onde é possível encontrar florestas, casas, asfaltos e trilhas com bastante lama numa pequena distância entre elas. A trilha mais longa possui pouco mais de 12 km. É bem fácil e aconselhável.

Pulo do Gato

Caso você esteja na Irlanda e com tempo sobrando, vale a pena fazer uma visita a Malahide, uma cidade no subúrbio de Dublin localizada a 16 Km da capital. Possui o famoso Castelo de Malahide, onde é possível tirar fotos do lado de fora. Caso queira entrar, é necessário pagar a visitação. Há diversos campos de rugbi, exposições de veículos antigos ou de comida. É um jeito de interior tipicamente irlandês e bem próximo da capital. Também é possível chegar lá de ônibus.

Trace sua rota até lá

Howth, Dublin, Irlanda
Howth, Dublin, Irlanda

Compartilhe