Trilha do Mirante do Caeté, Rio de Janeiro - RJ

ATRATIVOS
CONSERVAÇÃO
SINALIZAÇÃO
VISITAÇÃO
Avaliação média

4

1 classificaçãoCLASSIFIQUE
Mirante do Caeté, Parque Natural Municipal da Prainha, Rio de Janeiro - RJ

Para facilitar sua leitura, utilize o índice abaixo para guiá-lo pelos principais pontos desta trilha.

Sobre o Parque Natural Municipal da Prainha

O Mirante do Caeté está situado dentro do Parque Natural Municipal da Prainha, recoberto por diferentes formações vegetais típicas do complexo da mata atlântica, e abriga uma fauna diversificada, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

O Mirante do Caeté

Situado no Morro do Caeté (em Tupi, mata virgem), este belo mirante mostra um pouco da beleza natural do litoral carioca. Em seu cume, é possível avistar a Pedra do Pontal, a Praia da Macumba, o Recreio dos Bandeirantes, a Barra da Tijuca, além da Pedra da Gávea e boa parte da Floresta da Tijuca ao fundo.

placa trilha do mirante do caete parque natural municipal da prainha rj

trilha com degraus para o topo do mirante do caete

A trilha de aproximadamente 30 minutos é bem marcada e considerada leve, indicada para todas as idades.

Características técnicas

Tempo médio de caminhada: 35 min (ida)
Extensão: 800 metros
Atitude máxima: 150 metros (Mirante do Caeté)
Grau de dificuldade: leve
Horário de visitação: 8h às 17h (até às 18h no verão)
Camping: não é permitido acampar
Taxa de entrada: gratuita

Onde fica?

Parque Natural Municipal da Prainha
Prainha, entre as praias do Recreio dos Bandeirantes e Grumari, no Rio de Janeiro.

Como chegar?

O acesso ao parque pode ser feito pelos dois lados da orla. O mais popular é passando pela praia do Recreio dos Bandeirantes, seguindo a orla até a entrada do parque. A outra forma é passando pela serrinha do Grumari, ideal para quem parte da Barra de Guaratiba ou Ilha de Guaratiba, e regiões próximas. Vale lembrar que não existe transporte público para a região, mas você pode chegar de ônibus até o Recreio e seguir caminhando, o que não deve ser nenhum problema para quem é trilheiro.

Mapa do parque

mapa do parque natural municipal da prainha rj

mapa do parque natural municipal da prainha rio de janeiro

Um pouco da história do parque

A Prainha é uma área cercada por encostas íngremes onde está localizado o Parque Estadual da Pedra Branca. Em 1989, com o apoio dos surfistas, que divulgaram a existência de um projeto para a construção de um condomínio residencial e hoteleiro, foram iniciadas manifestações a favor da preservação da região, o que motivou a criação da Área de Proteção Ambiental da Prainha, com cerca de 166 ha. No início dos anos 90, foram feitas negociações entre a Prefeitura do Rio e os proprietários da área, a fim de viabilizar a implantação de um Parque Público, garantindo a preservação do local. Somente em 1999 foi concluído o processo de transferência da área para o Município, criando-se assim o Parque Natural Municipal da Prainha.

rea principal trilha do mirante do caete parque natural municipal da prainha rj

caminho para trilha do mirante do caete parque natural municipal da prainha rj

Em 15 de setembro de 2001, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente inaugurou o Parque Municipal Ecológico da Prainha como mais um espaço de lazer e de aprendizado ambiental para a população.

Fauna

O Parque da prainha possui uma grande biodiversidade, onde é possível encontrar aproximadamente 250 espécies vegetais, entre elas, espécies ameaçadas de extinção, como algumas orquídeas, bromélias, pau-brasil, pau-ferro, entre outras. Quanto aos animais, existe uma variedade enorme de espécies, tendo como destaque o bicho preguiça (Bradypus variegatus), o tiê-sangue (Ramphocelus bresilius), o jabuti de cabeça vermelha (Geochelone carbonaria) e a tartaruga verde (Chelonia mydas), ameaçados de extinção. Sendo este último o animal símbolo do Parque e frequentemente visto pelos banhistas.

Informações sobre ecossistemas sensíveis

O Parque Natural Municipal da Prainha está incluído integralmente na região da Floresta Ombrófila Densa ou Floresta Atlântica, notadamente representada pela sua formação submontana (10 a 500 metros acima do nível do mar), com áreas de formações pioneiras marinhas (restingas), entremeada por áreas de refúgios vegetacionais (campos e vegetação rupestre) nos costões rochosos e nas porções mais íngremes do Parque.

Programa Bandeira Azul

A Prainha foi indicada e selecionada como Praia Piloto do Programa Bandeira Azul, com o objetivo de obter o selo internacional de qualidade ambiental.

A Bandeira Azul é um selo ambiental dada as comunidades que fazem um esforço especial para gerenciar seus ambientes aquáticos, costeiros e interiores com respeito ao ambiente e a natureza local.

Para obter a Bandeira Azul, a comunidade e o poder público devem cumprir critérios em relação à qualidade da água e da costa, educação e informação ambiental, segurança, serviços e infraestrutura para os banhistas.

Este esforço da comunidade local garante que você e sua família visitem ambientes limpos e seguros em locais de banho qualificados, conscientizando a todos sobre a importância da preservação e educação ambiental e do turismo sustentável.

A Bandeira Azul é concedida pela FEE (Foundation for Environmental Education), organização não governamental internacional e pelo IAR (Instituto Ambiental Ratones) no Brasil.

Dicas essenciais

  • O estacionamento fica fora do Parque, onde é cobrado um valor pelos flanelinhas do local. É aconselhável chegar cedo para conseguir vaga, principalmente no verão, quando as praias do Rio costumam lotar e o limite de carros para essa região é controlada. Não pare em qualquer lugar, senão seu carro correrá o risco de ser rebocado;
  • Ao descer a trilha, vale aproveitar para dar um mergulho na praia. O parque oferece uma ducha de água doce se você preferir;
  • Se você quiser almoçar após a trilha, na região existem alguns restaurantes. Se preferir lanchar, na Praia do Pontal existem algumas lanchonetes e padarias com valores mais em conta.
  • Não existe transporte público até a entrada do parque. Se você preferir não caminhar do Recreio até lá, uma alternativa pode ser o táxi;
  • No mirante você encontrará um cercado de madeira e uma área ao redor que pode ser aproveitada para fazer piquenique, combine com seus amigos.

Fontes de consulta

  • Placas informativas do Parque

Trace sua rota até lá

Mirante do Caeté, Parque Natural Municipal da Prainha, Rio de Janeiro - RJ
Mirante do Caeté, Parque Natural Municipal da Prainha, Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe