O Parque da Cidade de Niterói é uma área de proteção ambiental localizada no Morro da Viração. Seu acesso se dá pelo Bairro de São Francisco. Não há transporte público que leve até o local, a subida pode ser feita com veículos particulares, de bicicleta ou caminhando.
Ainda desconhecido por muitos, o Parque Estadual da Pedra Branca abriga vários conjuntos de morros e costões rochosos que proporcionam aos visitantes múltiplos pontos de observação. Além disso, a região conta várias nascentes, riachos, poços e cachoeiras, além do ponto mais alto da capital do Rio.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO) oferece a maior rede de trilhas do Brasil, com diferentes níveis de dificuldade, piscinas naturais, cachoeiras, centros de visitação e locais para piquenique.
Localizada no bairro de São Sebastião, região serrana do Rio de Janeiro, a trilha para a Pedra do Cortiço, também conhecida como Morro do Cortiço, é considerada leve e uma das mais fáceis da cidade.
O Morro do Bonet está localizado no bairro Rocio, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. É considerada uma trilha leve e leva em torno de 45 minutos para ser concluída.
Com cerca de 38.000 hectares, o Parque Estadual Cunhambebe protege uma cadeia de montanhas e importantes nascentes e bacias hidrográficas. Reúne diversas espécies de árvores como o Jequitibá-rosa, o Cedro e o Angico. A fauna é repleta de animais silvestres como a lontra, a anta e o mono-carvoeiro.
O Morro Dois Irmãos possui uma das vistas mais bonitas da zona sul do Rio. Ver a cidade lá de cima é uma experiência inesquecível! Leia mais.
A trilha segue costeando a Ilha de Itacuruçá e passa por residências dos moradores locais, lindas praias quase desertas e calmas, propícias para banho.
A trilha da Pedra do Macaco é relativamente tranquila de ser percorrida. Apesar de ser bastante íngreme, é possível completá-la em cerca de 40 minutos.
O Morro Luis Barata é uma trilha curta e leve, mas pouco conhecida. Fica em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
Criado em junho de 1973, ele é considerado o primeiro Parque Nacional do Brasil. Com um relevo de muitas elevações rochosas, a altitude varia entre 600 e 2.791 metros, no ponto mais alto do Parque, conhecido como Pico das Agulhas Negras.