Travessia Petrópolis-Teresópolis - RJ
A Travessia Petrópolis-Teresópolis fica localizada dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com duração de 2 a 3 dias, e optamos por fazer em 3 dias.
Tendo uma extensão de aproximadamente 32 km, consideramos um trekking de nível Moderado/Pesado, cabendo avaliação pessoal dependendo do condicionamento de cada um.
No primeiro dia, a subida até o Açu é o dia que exige mais força bruta devido ao trajeto de quase 8 Km desde a portaria de Petrópolis, com um desnível de aproximadamente 1200 metros.
Chegando ao primeiro ponto de parada, temos o famoso atrativo que são os Castelos do Açu, um conjunto de formações rochosas que aparentam o formato de tartaruga.
No segundo dia nos deslocamos do Pico do Açu à Pedra do Sino (Abrigo 4), trecho que exige um pouco de técnica, com subidas, descidas e escalaminhadas.
Um dos pontos críticos do trajeto é o Elevador, uma subida em 67 grampos cravados na rocha, outro é o Mergulho, uma descida crítica de 6 metros que para os menos experientes é necessário o auxílio de corda e, por último, é o que chamamos de Cavalinho, que é uma subida semelhante ao montar num cavalo, ao lado de um precipício. Geralmente esse trecho intermediário pode ser realizado entre 5 e 7 horas.
Por fim, o último dia. Saímos do Abrigo 4 até a portaria de Teresópolis, descida de aproximadamente 12 Km e é considerado o trecho de caminhada leve sem dificuldades extremas.
A travessia conta com a disposição de dois Abrigos, o primeiro sendo no Morro do Açu e outro na Pedra do Sino (Abrigo 4).
No site www.parnaso.tur.br é possível comprar os ingressos e as opções de acomodação que são bivaque, beliche e camping, podendo até incluir banho quente.
Além da própria Travessia, existem trilhas alternativas durante o trajeto que podem ser exploradas, como a Pedra do Alicate, Portais de Hércules, Mirante do Inferno, entre outros.
Para realizar esse trekking aconselhamos a contratação de um guia experiente, pois durante a travessia existem trechos que as trilhas não são visíveis, outros exigem bastante técnica, além do risco de perda.
Está planejando conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos? Clique aqui para obter informações completas sobre o local.
Deixe seu comentário