Travessia Petrópolis-Teresópolis - RJ

A Travessia Petrópolis-Teresópolis fica localizada dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com duração de 2 a 3 dias, e optamos por fazer em 3 dias.

Tendo uma extensão de aproximadamente 32 km, consideramos um trekking de nível Moderado/Pesado, cabendo avaliação pessoal dependendo do condicionamento de cada um.

No primeiro dia, a subida até o Açu é o dia que exige mais força bruta devido ao trajeto de quase 8 Km desde a portaria de Petrópolis, com um desnível de aproximadamente 1200 metros.

Chegando ao primeiro ponto de parada, temos o famoso atrativo que são os Castelos do Açu, um conjunto de formações rochosas que aparentam o formato de tartaruga.

No segundo dia nos deslocamos do Pico do Açu à Pedra do Sino (Abrigo 4), trecho que exige um pouco de técnica, com subidas, descidas e escalaminhadas.

Um dos pontos críticos do trajeto é o Elevador, uma subida em 67 grampos cravados na rocha, outro é o Mergulho, uma descida crítica de 6 metros que para os menos experientes é necessário o auxílio de corda e, por último, é o que chamamos de Cavalinho, que é uma subida semelhante ao montar num cavalo, ao lado de um precipício. Geralmente esse trecho intermediário pode ser realizado entre 5 e 7 horas.

Por fim, o último dia. Saímos do Abrigo 4 até a portaria de Teresópolis, descida de aproximadamente 12 Km e é considerado o trecho de caminhada leve sem dificuldades extremas.

A travessia conta com a disposição de dois Abrigos, o primeiro sendo no Morro do Açu e outro na Pedra do Sino (Abrigo 4).

No site www.parnaso.tur.br é possível comprar os ingressos e as opções de acomodação que são bivaque, beliche e camping, podendo até incluir banho quente.

Além da própria Travessia, existem trilhas alternativas durante o trajeto que podem ser exploradas, como a Pedra do Alicate, Portais de Hércules, Mirante do Inferno, entre outros.

Para realizar esse trekking aconselhamos a contratação de um guia experiente, pois durante a travessia existem trechos que as trilhas não são visíveis, outros exigem bastante técnica, além do risco de perda.

Está planejando conhecer o Parque Nacional da Serra dos Órgãos? Clique aqui para obter informações completas sobre o local.

Trace sua rota até lá

Castelos do Açu, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro
Castelos do Açu, Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Rio de Janeiro

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top JÁ PENSOU EM COMPRAR O
TRILHANDO MONTANHAS?
Diogo Bessa Pinto do Amaral
Tem dúvida?