Como montar um kit de primeiros socorros

Por que devemos levar com a gente?

É muito bom pensarmos no contato com a natureza, na beleza das paisagens e na busca por maiores desafios. Entretanto não podemos esquecer que problemas acontecem e muitas vezes nos encontramos em lugares remotos com difícil assistência médica, por isso, transportar um kit de primeiros socorros básico nas suas trilhas, acampamentos ou corridas de montanha é indispensável para sua segurança e pode ser decisivo em uma situação crítica.

Como montar um kit útil?

Essa pergunta é essencial, mas infelizmente a resposta é: depende. Para montar um kit útil, deve-se avaliar o local da trilha, o tipo de terreno encontrado, o clima local e suas necessidades específicas (alimentação, dores ou problema de saúde prévio, equipamentos, ...). Após termos essas repostas básicas do planejamento da aventura, devemos pensar no que pode dar errado, fazer isso não é atrair energia negativa, e sim, estar preparado para as surpresas que podem ocorrer. Então, invista um tempo pensando nos erros possíveis e tente se organizar para as soluções.

No entanto, existem equipamentos comuns que devem estar conosco na maioria das aventuras:

  • Sistema de hidratação: quanto mais água melhor, mas deve-se atentar com o peso.
  • Comida / aperitivo / suplementos
  • Um bom canivete multifunções
  • Laterna ou head lamp
  • Medicamentos (anti-inflamatório, analgésico, antieméticos, ... – Converse com seu médico)
  • Gaze estéril
  • Solução antisséptica e soro fisiológico
  • Atadura de crepom
  • Fitas adesivas (micropore e silver tape)
  • Luvas de procedimento

Quanto maior for sua experiência em montar seu kit de primeiros socorros, maior será sua habilidade em elaborar kits eficientes, sem cometer faltas e nem excessos. O ideal é conseguir estruturar de forma a ser o mais leve possível e atender as suas necessidades.

Algumas dicas finais:

- Não adianta ter um kit bem montado e não saber como utilizá-lo. Busque orientações especializadas, monte o seu próprio kit (facilita para saber onde está cada elemento) e saiba como utilizar cada item que estiver levando. Em casos de atividade em grupo, os equipamentos podem ser divididos para amenizar o peso.

- Utilize medicações prescritas pelo seu médico. Utilizar qualquer remédio sem conhecimento e/ou recomendação pode agravar a situação.

- Evite fazer experimentos em longas aventuras ou em áreas remotas, isso vale para cada equipamento que será ou poderá ser utilizado (botas, vestuário geral, comida, medicações, ...)

- Sempre que possível um profissional de saúde deve avaliar a situação. Tenha anotado os números de emergência do local (SAMU: 192 / BOMBEIRO: 193)

- Quanto mais estiver preparado para os riscos que podem ocorrer, melhor será para sua saúde e do seu grupo. Se busca estar em áreas remotas com frequência, procure cursos de primeiros socorros. Assim você estará mais seguro e mais preparado para agir quando for necessário.

Essa página foi últil para você?

(3 avaliações)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Dr. Hugo C. Neves
Tem dúvida?