Bota ou tênis? Saiba qual a melhor opção para trilhar

Para praticar uma atividade na natureza, a escolha do calçado adequado é indispensável para sua segurança. No mercado de aventura existem diversas marcas e modelos, com diferentes tipos e preços. As vantagens e desvantagens de cada um incluem a qualidade do material, a aderência em contato com o solo, o peso, o design e a durabilidade.

Como escolher?

Antes de fazer sua escolha, é preciso saber para qual finalidade você deseja o calçado. Se você costuma fazer trilhas longas, travessias e trilhas de alta montanha, onde o clima é mais frio e inconstante, então é provável que a bota seja a melhor opção. Do contrário, se você pratica trilhas curtas e leves, com rios e cachoeiras, ou prefere fazer corrida de aventura, então o tênis é a opção mais indicada. Se você pretende fazer um trekking na neve ou em local úmido, é importante escolher um calçado que seja impermeável.

A numeração do calçado é extremamente importante. Lembre-se que se você estiver se preparando para fazer uma trilha de alta montanha, onde a temperatura pode se aproximar do zero, é aconselhável utilizar meias grossas ou meias duplas, o que fará com que o calçado fique mais justo em seus pés. Se esse for o seu caso, experimente um calçado um pouco mais folgado, com um número acima do que você calça.

Bota ou tênis?

A bota normalmente traz mais estabilidade, principalmente para quando você estiver subindo uma montanha com bastante peso nas costas, carregando uma cargueira por exemplo. Em compensação, ela pode limitar um pouco o movimento dos pés, justamente para trazer mais estabilidade e evitar possíveis torções. As meninas costumam reclamar que as botas são brutas e feias, mas os fabricantes já estão cientes disso e hoje é possível encontrar ótimas opções femininas também.

O tênis geralmente é mais leve e flexível, sendo ideal para aqueles que costumam fazer trilhas em terrenos menos acidentados e sem muito peso para carregar. Além disso, o tênis facilita nas escalaminhadas e pequenas escaladas, já que possibilita maior liberdade para a movimentação dos pés. Também é indicado para corridas de montanha, principalmente pela sua leveza e flexibilidade.

Independente da preferência, tenha em mente que um bom calçado para trilha é essencial para a sua segurança. Antes de fazer a escolha, pesquise e consulte seus amigos trilheiros e veja o que eles têm a dizer.

Dicas para comprar online

O comércio online não para de crescer no Brasil, e o mercado de calçados ganha cada vez mais importância no cenário virtual. Se você não tem tempo ou tem dificuldade para se deslocar até uma loja física, a compra online pode ser uma ótima alternativa.

Comprar online tem suas vantagens. Geralmente as lojas virtuais oferecem descontos mais atraentes do que as lojas físicas, mas isso não é uma regra e pode variar de loja para loja. A maioria dos e-commerces disponibilizam informações detalhadas sobre as características técnicas dos produtos, a fim de facilitar a escolha do cliente. Faça proveito disso!

Ao efetuar uma compra pela internet, fique atento sobre as condições de entrega. Caso o calçado não lhe sirva adequadamente, veja quais são as possibilidades de devolução e quais os prazos para se fazer isto. As lojas virtuais costumam ter política de troca e devolução interessantes para estes casos.

Se no momento da compra você estiver com alguma dúvida, não exite em fazer contato com a loja através do atendimento via chat ou telefone. Confira também os comentários e recomendações de quem já comprou, que normalmente aparecem abaixo da descrição do produto.

Cadastre-se nas principais lojas online e acompanhe as ofertas que serão enviadas para o seu e-mail. É bem provável que você receba promoções muito tentadoras, e de acordo com o seu perfil cadastrado.

A The North Face possui, em sua loja virtual, umas das melhores opções de botas e tênis disponíveis no mercado, tanto masculinas quanto femininas. Recomendo dar uma conferida.

Restou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo ou, se preferir, envie um e-mail diretamente pelo contato do site.

Essa página foi últil para você?

(2 avaliações)

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • José Carlos Lopes

    José Carlos Lopes

    Vou para o Resort Rio do Rastro em SC. Lá tem diversos tipos de caminhadas e estou sem equipamento adequado. O que usar, levando em conta que tenho 68 anos, bom preparo físico e as caminhadas serão de poucas horas? Tênis ou bota?

  • Thiago HD

    Thiago HD

    Olá, José Carlos! Se o senhor achar que o solo é um pouco acidentado e precisa de um pouco mais de estabilidade, considere a bota como melhor escolha. Mas, se a caminhada for leve, opte pelo tênis. Boa trilha!

XFECHAR
Top
Thiago HD
Tem dúvida?