Salto Ángel, a maior cachoeira do mundo

As cachoeiras são uma das paradas preferidas de trilheiros de todo o planeta. A sensação de estar perto dessa beleza natural é incrível, e renova as energias de quem tem um longo caminho a percorrer na trilha. Mas, já imaginou se deparar com a maior cachoeira do mundo? Salto Ángel fica na Venezuela e sua água já chega vaporizada ao solo. Saiba um pouco mais sobre ela!

Localização

A maior cachoeira do mundo fica no estado Bolivar, sudoeste da Venezuela, no Parque Nacional Canaima. Ela está situada em um platô na floresta amazônica, na montanha Auyan Tepui (“montanha do diabo”, no dialeto dos índios locais). A água do rio Churún cai de 979 metros.

O parque é um dos parques nacionais mais bonitos do mundo. Ele reúne deslumbrantes paisagens naturais, com formações rochosas milenares, savanas e selvas.

Nome

James (ou Jimmy) Angel era um aventureiro americano. Ele sobrevoou a cachoeira na década de 30, enquanto realizava uma expedição em busca de ouro na região. Ao tentar aterrisar seu monomotor perto do topo, ele atolou em um pântano, ficando perdido na floresta por 11 dias. O nome foi dado em homenagem a ele.

Porém, o presidente Hugo Chávez se mostrou insatisfeito com a origem estrangeira do nome, e renomeou a Salto Angel em 2009. Atualmente, ela também tem o nome indígena Kerepakupai Merú.

Características

A maior cachoeira do mundo é a mais alta, de acordo com o "Guinness World Records". Porém, apesar de quase 1 km de altura, o grande volume de água que sai do topo chega ao solo vaporizado. A base da montanha é atingida por uma névoa fina.

Ela é considerada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e já inspirou livros e filmes. A animação “Up - Altas Aventuras” descreveu o local como o “Paraíso das Cachoeiras”.

Quando ir

Para aproveitar bastante a aventura a Salto Ángel, os viajantes devem optar pelo período entre maio e dezembro. Este é o período mais chuvoso da região, e o aumento de volume dos rios facilita a navegação.

Por isso, evite os meses de seca, entre dezembro e março, porque dificulta a navegação e torna a cachoeira menos volumosa. Considerando que a água já chega como névoa em períodos de cheia, é preciso levar a recomendação a sério.

Como chegar a maior cachoeira do mundo

Para chegar a Kerepakupai Merú, não é tão simples. Mas todo o esforço é recompensado pela beleza exuberante do parque e da cachoeira. Existem algumas formas de fazer a viagem até lá.

A primeira opção é sair do Brasil de avião com destino a Caracas, capital da Venezuela, e de lá seguir para Ciudad Bolívar. Quem estiver com o tempo folgado, vale a passagem pela cidade, que em suas áreas mais turísticas se parece com Paraty (RJ).

A opção mais fácil e rápida para os brasileiros é sair de transporte terrestre de Boa Vista/RR, em direção a Santa Elena de Uairén (capital de Gran Sabana, na Venezuela). A viagem dura 2h30. A partir de lá, existem duas opções:

  • Pegar um voo direto, de duração de uma hora, até a Lagoa de Canaima, que é a porta de entrada para o Parque.
  • Seguir de ônibus até a Ciudad Bolívar, por 9 horas, e em seguida pegar um voo direto com duração de aproximadamente uma hora até a Lagoa de Canaima.

Ao chegar na Lagoa de Canaima, é preciso pegar 5 horas de barco e trilha para chegar a maior cachoeira do mundo.

A curiosidade do trajeto fica por conta do pequeno avião bimotor, que pode causar uma insegurança enorme no viajante. Mas ela logo vai embora quando se começa a avistar a paisagem maravilhosa da região, chegando ao povoado de Canaima.

O que levar

As recomendações dos guias locais devem ser seguidas à risca. Somente itens necessários devem ser levados, como mochila pequena (de preferência impermeável), itens de higiene e uma roupa quente para a noite que será passada em um acampamento no meio da selva venezuelana.

Visitar Salto Ángel, a maior cachoeira do mundo, é uma experiência inesquecível. O esforço para chegar ao local é esquecido imediatamente quando o viajante avista a paisagem do parque. Lembre-se de levar sua máquina fotográfica ou seu celular para guardar muitas fotos de lembrança.

Você está pronto para explorar mais uma beleza natural de um Patrimônio da Humanidade?

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?