Como escolher uma mochila cargueira para trilha

Alguns itens são indispensáveis para quem faz ou pretende fazer trilhas. Parece bobagem, mas a escolha adequada do calçado, da roupa, da barraca e, até mesmo, da garrafinha d’água é essencial para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Não menos importante que todos esses itens são as mochilas cargueiras. Afinal, elas serão responsáveis por carregar tudo aquilo que você irá levar, e ficará nas suas costas durante todo o percurso. Por isso, é preciso ter cautela e atenção quando for adquirir sua cargueira.

Para ajudar você nessa missão, listamos abaixo os principais pontos que devem ser avaliados no momento da compra. Confira!

Escolhendo a mochila cargueira ideal

vivian com mochila cargueira

São inúmeros modelos, marcas e tamanhos disponibilizados no mercado. Além disso, é preciso saber qual será a finalidade da cargueira que você está buscando. Ao escolher seu modelo considere, por exemplo, a média de dias que você a utilizará em cada trekking e a quantidade de itens que você irá carregar.

Basicamente, uma mochila cargueira de qualidade deve apresentar as seguintes características:

1 - Capacidade / Litragem

O tamanho das mochilas, em geral, é medido por meio de litragem. As cargueiras, em especial, são caracterizadas por possuírem uma maior capacidade: entre 50 e 90 litros.

Um fator importante para se considerar ao adquirir uma cargueira é o peso que ela possui sem nenhum item dentro. O peso das cargueiras varia de acordo com seu tamanho e material. Lembre-se que 1 Kg a mais nas suas costas pode fazer muita diferença durante uma caminhada.

Considere também o peso total. O ideal é que a mochila cheia não pese mais do que 16% do peso do seu corpo. Um exemplo: se você pesa 50 kg, sua mochila não pode passar de 8 kg.

2 - Compartimentos e divisões

Ao escolher uma mochila cargueira opte por um modelo que apresente muitas divisórias, isso facilitará na hora de separar e organizar os seus itens de trilha. Verifique também se a mochila possui bolsos laterais e espaço suficiente para roupas, comidas e saco de dormir.

Dê preferência para mochilas que possuam compartimento específico para bolsa de hidratação. Isso facilitará bastante sua caminhada, uma vez que você não precisará ficar parando para abrir a mochila e pegar sua água para se hidratar.

3 – Ajustadores

Cheque se a mochila possui ajustadores como barrigueira bem acolchoada, fita dos ombros e regulador peitoral, por exemplo. Com a mochila cargueira bem ajustada ao seu corpo você evitará perder o equilíbrio, sentir desconforto e se machucar durante a caminhada.

4 – Ventilação

Opte, preferencialmente, por uma mochila cargueira constituída por material poroso, com armação posicionada para forçar a circulação do ar pelo centro do costado. Isso possibilita que a mochila fique mais adaptada ao seu corpo e garante o melhor ajuste com a ventilação ideal para facilitar sua transpiração.

5 - Custo-benefício

De uma forma geral, os equipamentos de trilha não são baratos. Mas leve em consideração que a mochila cargueira é um investimento para longo prazo. Prefira escolher uma boa mochila e evite dores de cabeça no futuro.

Mochila cargueira feminina: algumas especificidades

Além dos itens informados anteriormente, a mochila cargueira feminina possui algumas características próprias. Os modelos femininos possuem tamanhos diferentes, com espaço menor entre as alças e a barrigueira, respeitando a estrutura corporal da mulher. As alças costumam ser mais maleáveis para não machucar os seios. Alguns modelos são unissex, mas ao comprar é preciso verificar se o peitoral possui regulagem alta, se a barrigueira é flexível, e se as alças são ajustáveis. Assim, não tem erro!

Dicas importantes

  1. Antes de comprar sua cargueira, experimente-a e verifique se ela se adapta perfeitamente ao seu corpo. Se possível, coloque alguns itens dentro dela e simule uma curta caminhada, intercalando com agachamento. Dessa forma você vai ter certeza que não ficará desconfortável durante as aventuras.
  2. Verifique se a mochila acompanha capa de chuva, este item é essencial para proteger seus pertences. Você também pode comprar separadamente, se for preciso.
  3. Priorize o conforto proporcionado pela cargueira, ao menor sinal de incômodo, não hesite em experimentar outros modelos.

vivian com mochila cargueira no nascer do sol

Ficou alguma dúvida ou tem outra dica para acrescentar? Então deixe seu comentário logo abaixo.

Essa página foi últil para você?

(2 avaliações)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?