Como escolher um saco de dormir

Se você está planejando acampar, não pode esquecer de um item muito importante: o saco de dormir. Afinal, ele será responsável pelo seu aquecimento durante um bom tempo!

Mas, antes de adquirir um equipamento como esse, é preciso levar em consideração o clima da região que você pretende viajar. Assim, poderá optar por um modelo mais leve ou mais pesado. Vale destacar que não existe um saco de dormir que servirá para todas as situações possíveis. Por isso, é essencial conhecer bem o local que servirá de acampamento durante o seu trekking.

Existem diversos tipos e marcas disponíveis no mercado, sendo que cada um possui uma característica específica. Para ajudar você a fazer a melhor escolha, listamos abaixo os principais quesitos que devem ser checados. Confira!

1 - Formato

Existem três tipos no mercado. São eles:

Sarcófago

saco de dormir formato sarcofago

Possui um formato parecido com um casulo. É indicado para ser utilizado em locais mais frios, uma vez que dificulta a troca de calor com o ambiente externo.

Retangular

saco de dormir formato retangular

Apesar de ser mais confortável, conserva o calor de maneira menos eficiente e possui baixa compressibilidade.

Híbrido

É uma mistura dos dois formatos anteriores. Porém, não é muito utilizado, uma vez que não conseguiu absorver as melhores características de cada um.

2 - Material

O tipo do tecido faz muita diferença, alguns são mais grossos, outros mais finos. Os mais comuns são:

Fibra Sintética

São mais baratos, porém mais volumosos e mais pesados. Conseguem manter mais a impermeabilidade. Os modelos mais conhecidos de fibras sintéticas são: HollofillPolar Guard e Prima Loft.

Pluma de Ganso

Ocupa menos espaço e é mais leve. Possui ótima capacidade de isolamento, porém é mais caro!

Temperatura

Todo modelo de saco de dormir vem indicando quais são as temperaturas que o equipamento suporta. Por isso, é fundamental se atentar a esse item. De acordo com as regras estabelecidas, os parâmetros de temperaturas são:

Conforto

Indica que o produto manterá a proteção térmica, proporcionando conforto ao usuário.

Limite

Indica que o usuário poderá sentir um pequeno desconforto térmico, porém isso não comprometerá sua saúde e integridade física.

Extrema

É a temperatura limite. Indica que o usuário tende a sentir muito frio e pode até sofrer hipotermia em alguns casos.

4 - Zíper e costuras

É preciso verificar se o zíper está correndo facilmente, sem agarrar no tecido. Antes de efetuar a compra, puxe as costuras para checar, também, se elas estão bem presas ao tecido. Elas devem ser firmes e bem justas.

5 - Colar térmico e capuz

Nós perdemos pelo menos 25% do calor pela nossa cabeça, sendo assim, o colar térmico impede que o calor do corpo saia pela abertura na área do pescoço, mantendo seu corpo aquecido. É preciso checar se o saco de dormir possui esse acessório. Ele é indispensável, principalmente para quem pretende visitar regiões mais frias.

6 - Enchimento

É aqui que está a diferença da maioria dos sacos de dormir. O ar é o maior isolante que temos. As fibras são as responsáveis por armazenar o ar de forma adequada para tornar o saco mais ou menos quente. Por isso, é importante verificar a espessura delas e o preenchimento ao longo do equipamento. Elas podem ser tanto sintéticas quanto de penas de ganso, como mencionado anteriormente.

Veja outras dicas

  • Use isolante térmico entre o chão e o saco de dormir: o isolante térmico ajuda a evitar a perda de calor por condução. Por isso, invista nele!
  • Nunca durma com roupas úmidas:  a perda de calor, nesses casos, é muito maior, uma vez que as propriedades de isolamento térmico dos tecidos envolvidos (roupa e saco) acabam perdendo sua função.
  • Leve roupas extras: é importante levar uma muda de roupa limpa extra. Caso aconteça algum imprevisto, você não ficará na mão! Dê preferência para calças e camisas compridas e meias.
  • Alimentação adequada: o saco de dormir não gera calor, apenas retém o calor produzido pelo seu corpo. Por isso, cuide da sua alimentação! Procure comer alimentos e bebidas quentes.
  • Hidratação: mantenha-se hidratado, pois um organismo desidratado não gera calor de forma adequada.
  • Espaço ocupado: lembre-se, você deverá carregá-lo. Um saco de dormir volumoso e/ou pesado  irá ocupar um espaço valioso em sua mochila. Além disso, irá fazer sua caminhada mais cansativa.

Importante!

Não enrole seu saco de dormir pra guardar na sacola, pois as fibras podem ficar comprimidas no mesmo sentido, diminuindo, assim, a vida útil e a capacidade de retenção e calor do seu saco. O indicado é ir empurrando ele aos poucos para dentro da sacola aleatoriamente em qualquer sentido.

Restou alguma dúvida? Deixe sua pergunta logo abaixo nos comentários.

Essa página foi últil para você?

(1 avaliação)

Compartilhe

Deixe seu comentário

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?