Como escolher a melhor barraca de camping

Quem gosta de natureza, alguma vez na vida já pensou ou teve a oportunidade de acampar, não é mesmo? O que não falta são lugares exuberantes nesse Brasil. É o momento de relaxar, conhecer novos horizontes, apreciar belas paisagens e trocar ideias com os amigos. Porém, se você é marinheiro de primeira viagem precisa adotar algumas precauções antes de planejar seu acampamento para não ter surpresas desagradáveis.

Um dos itens a ser avaliado, é a barraca de camping. Afinal, como escolher o modelo ideal em meio a tantas opções no mercado? É preciso ter atenção nessas horas para não comprar uma barraca de má qualidade, visto que ela será a sua casa por alguns dias.

Antes de qualquer coisa é preciso ter em mente quais serão as condições de uso desse equipamento. Por isso é fundamental analisar: o tipo de terreno que você pretende acampar, o clima da região, a estrutura do entorno, a frequência de utilização e o tempo que você irá carregá-la. Tudo isso irá influenciar na escolha ideal.

Para ajudar você nessa missão, listamos abaixo alguns itens imprescindíveis que precisam ser avaliados com cautela.

5 quesitos a serem avaliados para escolher a melhor barraca de camping

Antes de efetuar a compra é imprescindível verificar os itens abaixo:

1 - Tamanho

Quantas pessoas vão ficar junto com você? É importante comprar uma barraca com a capacidade acima do que você precisa. Isso irá proporcionar mais conforto durante o acampamento.

2 - Peso

É preciso considerar sempre seu tamanho, força e capacidade física. As barracas variam muito devido ao tamanho e ao material. Sendo assim, é muito importante considerar o número de pessoas que serão abrigadas com você e se terá que carregá-la por muito tempo. As barracas pequenas costumam ter de 0,5 Kg a 1,5 Kg, já as médias de 2 Kg a 4 Kg e as grandes de 5 Kg a 10 Kg.

3 - Ventilação

Antes de acampar é necessário verificar se o local do acampamento é frio, se possui grandes correntes de ventos ou se o clima é ameno. Isso impacta diretamente na escolha da barraca. Dê preferência para produtos que possuem janelas e portas  amplas, e também tela de mosquiteiro. Isso vai garantir uma ventilação maior e irá evitar a entrada de insetos dentro da barraca.

4 - Sobreteto

Não compre modelos que não possuem sobreteto. Lembre-se, você está ao ar livre e precisa de toda proteção possível, já que está sujeito as mudanças climáticas. O sobreteto cobre a barraca toda e ajuda na impermeabilização em dias de chuva.

5 - Impermeabilidade

Fique sabendo que nem todas as barracas são impermeáveis. Por isso, tome cuidado quando for comprar. Escolha um modelo com coluna de água acima de 1000 mm. Olhe as informações técnicas do fabricante para não se molhar.

Tipos de tecidos de uma barraca de camping

Veja os tecidos mais utilizados:

Algodão

É bastante fraco. Esse tipo de tecido apodrece facilmente e não resiste a muitas utilizações. Apesar de proporcionar uma boa ventilação, não é o mais aconselhável.

Nylon Poliamida

Não apodrece, é bem elástico e leve, porém se deforma em caso de chuva.

Nylon Ripstop

É uma mistura do nylon com linhas de reforço. É bastante resistente a rasgos e indicado para uso interno de barracas.

Poliéster

Apesar de possui baixa elasticidade, é um dos mais indicados. Possui grande resistência à abrasão e a rasgos, não apodrece, não se deforma com a umidade e é bastante leve.

Tipos de Revestimentos de uma Barraca de Camping

Confira os estilos de revestimentos mais encontrados:

Revestimento de PVC

Possui pouca durabilidade e é mais pesado. Esse tipo de material também está sujeito à variação de temperatura, podendo  desgastar facilmente com o tempo de uso. Não é recomendável.

Revestimento em Poliuretano

É um ótimo material que garante mais impermeabilidade e flexibilidade na barraca. Permite a aplicação de várias camadas a fim de tornar a barraca mais resistente.

Revestimento de Silicone

Possui alta elasticidade e baixo peso. Esse tipo de revestimento tem baixa absorção de umidade do solo. No entanto, em locais muito quentes, ele solta um cheiro muito forte.

3 Tipos de Barracas de Camping

Confira agora os modelos mais comuns:

Canadense

Possui formato triangular e pouco espaço interno se comparada a outros modelos. Por possuir armação de aço, é bastante pesada.

Iglu

É constituído por duas varetas que se cruzam e proporcionam mais resistência a barraca. É uma das mais utilizadas atualmente. É caracterizada por ser leve.

Tubular

Possui o formato de um túnel. É bastante espaçosa e oferece resistência ao vento devido a sua estrutura ser composta por varetas cruzadas.

Outras dicas

  • Antes de comprar a barraca verifique se você realmente cabe confortavelmente nela;
  • Lembre-se de verificar bem as costuras da barraca. Veja se será necessário passar silicone na costura para não ressecar após a compra e com qual frequência;
  • Verifique se a armação está correta e se todos os pinos estão lá;
  • Prefira barracas que possuam interior com cores claras;
  • Após comprar a barraca, nunca a guarde molhada;
  • Ao sair da barraca lembre-se de fechá-la para evitar a entrada de bichos;
  • Ao retornar do camping, limpe bem a barraca e deixe-a secar antes de guardá-la, para evitar mau cheiro e mofo.

Custo-benefício

Como é possível perceber, todos os modelos possuem seus prós e contras. Se você está iniciando na vida de campista não opte por comprar o modelo mais barato, apenas para economizar, pois ela poderá trazer problemas futuramente. Leve em consideração os estilos de viagens que pretende fazer e a frequência que irá utilizar o equipamento. Compre em lojas especializadas, pois dessa forma será mais fácil tirar as dúvidas restantes com o vendedor.

camping no parque nacional de itatiaia

E aí, curtiu nossas dicas? Tem mais alguma dúvida? Deixe sua mensagem nos comentários!

Essa página foi últil para você?

(2 avaliações)

Compartilhe

Deixe seu comentário

  • Maria Claudia Oliveira Tambellini Puerta

    Maria Claudia Oliveira Tambellini Puerta

    Preciso de uma barraca para trihas , 2 a 3 pessoas . leve , supre impermeável ,fácil de carregar ,montar e desmontar . Boa qualidade . Alguma dica ?

  • Maria Claudia Oliveira Tambellini Puerta

    Maria Claudia Oliveira Tambellini Puerta

    Barraca leve para trilhas , 2 ou 3 pessoas custo beneficio ótimo . fotos e preços . pratica de carregar e montar super impermeável

  • Rafael Narciso de Souza

    Rafael Narciso de Souza

    Excelentes dicas! Thanks!

XFECHAR
Top
Trilhando Montanhas
Tem dúvida?