Dicas importantes para quem está iniciando nas trilhas

Sabemos que trilhar faz bem para a saúde, melhora o nosso bom-humor, alivia o estresse, além de trazer diversos outros benefícios. Mas antes de se dedicar a esse mundo aventureiro, é importante tomar alguns cuidados e se ambientar com o novo estilo de vida. Separamos algumas dicas para os iniciantes na viciante prática de trilhar.

Placas de sinalização

Fique atento às informações contidas nas placas de sinalização, no início e durante a trilha; respeite sempre a regulamentação do parque. Você poderá encontrar, facilmente, informações extras nos sites dos parques ou ligando para a central de atendimento.

Primeiros socorros

É importante levar com você alguns medicamentos que poderão, eventualmente, ser utilizados em caso de acidente ou necessidade, como por exemplo, uma leve dor de cabeça ou algum outro tipo de mal estar. Mas não esqueça de consultar um médico ou alguém capacitado para lhe orientar antes de trilhar.

Use roupas leves

Lembre-se de que você estará praticando uma atividade física, portanto procure usar roupas leves e de fácil transpiração. Não esqueça que o frio poderá aumentar se você for para montanha, então leve um casaco adequado por precaução, principalmente em épocas mais frias.

Cuidados com a alimentação e hidratação

Calcule o tempo que você ficará na trilha e sempre leve lanche e água suficientes para toda a caminhada. Levar um pouco a mais não faz mal algum, o importante é não faltar!

Não esqueça do repelente e do protetor solar

Nada pior do que ficar sofrendo com picadas de mosquitos no meio da trilha. Em determinados locais a incidência pode ser maior, e a probabilidade aumenta se a mata for muito fechada. Previna-se, principalmente se você for alérgico.

O mesmo cuidado você deve ter com a pele. No verão, a exposição ao Sol costuma ser intensa e constante, podendo ocasionar insolação. Algumas roupas específicas para trilhas também são indicadas na proteção contra os raios solares.

Contrate um guia experiente

Algumas trilhas necessitam de conhecimento avançado e equipamentos de segurança. Um bom guia possui conhecimento de primeiros socorros e estará preparado para qualquer eventualidade, inclusive possíveis acidentes. Contrate guias experientes que sigam as normas básicas de segurança.

Atenção com o celular

Em algumas trilhas mais isoladas seu celular pode perder o sinal da operadora, e o contato com seus pais ou responsáveis pode ficar comprometido enquanto você estiver dentro da mata. Deixe-os ciente disso.

É importante lembrar que, com a oscilação do sinal, o consumo da bateria pode ser maior, descarregando rapidamente o seu celular. Uma boa dica é deixá-lo em "modo avião" durante a caminhada, utilizando-o somente quando necessário.

Por mais que a trilha seja leve e sem muitos obstáculos, levar o celular na mão ou no bolso pode não ser uma boa opção, principalmente se o solo estiver levemente molhado. Prefira guardar o celular na mochila, pois o risco de quebrá-lo num possível escorregão será bem menor.

A tela do celular costuma acumular germes e bactérias, muito mais do que você imagina! Após uma trilha, é aconselhável limpar o celular com álcool 70%, mas tome cuidado para não exagerar e acabar danificando o aparelho. Consulte o fabricante e veja a melhor maneira para efetuar a limpeza.

Avise ao seu responsável

Sempre informe ao seu responsável a trilha que você fará e a previsão de retorno. Se possível, deixe o número do celular de um amigo para casos de emergência.

Sempre evite atalhos

Nunca pegue atalhos, eles aumentam a erosão do solo e descaracterizam o local.

Traga seu lixo de volta

Leve pelo menos uma sacola na mochila para guardar o seu lixo, e traga-o de volta. Pratique e espalhe essa ideia.

Não grite na trilha

Gritos e falatórios incomodam outras pessoas e animais silvestres. Lembre-se de que você está em ambiente natural, respeite a natureza.

Não alimente animais silvestres

Alguns alimentos podem fazer mal aos animais silvestres, principalmente os biscoitos. Os animais precisam caçar, essa é a natureza deles. Evite alimentá-los.

Confira a previsão do tempo

Antes de sair de casa, confira as condições climáticas e tenha sempre um casaco leve e impermeável. Lembre-se que em algumas épocas do ano o tempo pode mudar repentinamente, principalmente no verão.

Conselho amigo

Muitas trilhas são autoguiáveis ou até mesmo consideradas fáceis por montanhistas experientes, mas não se esqueça que, apesar de parecer um lazer de fim de semana, você estará caminhando em ambiente selvagem e deverá respeitar a natureza. É comum, durante qualquer caminhada dentro da mata encontrarmos alguns bichos perigosos, como cobras, escorpiões, aranhas, entre outros, portanto procure se informar melhor antes de fazer qualquer trilha e não exite em contratar um guia experiente caso você esteja inseguro, e tenha certeza que um bom guia estará preparado para qualquer eventualidade, além de possuir os equipamentos necessários para cada tipo de trilha.

Essa página foi últil para você?

(4 avaliações)

Compartilhe