As 10 trilhas mais procuradas no Rio de Janeiro

Separamos uma lista com as trilhas mais procuradas na capital do Rio de Janeiro. Prepare-se para conhecer a cidade maravilhosa por um ângulo privilegiado que somente os trilheiros conseguem alcançar.

1 - Pedra do Telégrafo

pedra do telegrafo

A Pedra do Telégrafo se destaca pelas incríveis fotos que mostram pessoas à beira do abismo, conseguidas através de um ângulo específico que cria uma ilusão de ótica na fotografia.

Em seu cume é possível observar toda a extensão da Restinga da Marambaia de um lado e as Praias Selvagens do outro, além das Praias do Grumari, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Floresta da Tijuca ao fundo. A trilha começa na Praia Grande, em Barra de Guaratiba, e seus 354 metros de altitude são vencidos com uma caminhada de aproximadamente 50 minutos, levemente acentuada. Além da bela vista, o local ainda oferece o pôr do sol mais bonito da região.

» Leia mais sobre a Pedra do Telégrafo

2 - Pedra Bonita

pedra bonita parque da tijuca rio de janeiro por marcella moraes

A Trilha da Pedra Bonita é uma das mais leves do Rio, com extensão de 1.257 metros, que são vencidos em cerca de 40 minutos de caminhada. A Pedra está localizada na divisa dos bairros de São Conrado e Barra da Tijuca e o acesso principal é por São Conrado. Do seu platô é possível observar toda a extensão da Floresta da Tijuca, as principais praias da orla do Rio e a Pedra da Gávea, com destaque para a Cabeça do Imperador, que fica exatamente de frente para a Pedra Bonita.

» Leia mais sobre a Pedra Bonita

3 - Pedra da Gávea

incrivel vista da pedra da gavea rio de janeiro rj

Rodeada de encantos e mistérios, a Pedra da Gávea é certamente a trilha mais desafiadora do Rio. Quem tem disposição para encarar pouco mais de 1,5 km de subida íngreme e uma carrasqueira capaz de colocar medo em muita gente, será presenteado, em seu cume, por uma vista deslumbrante de praticamente todo o litoral carioca.

A Pedra da Gávea divide os bairros da Barra da Tijuca e São Conrado, e o acesso à trilha fica dentro de um condomínio próximo ao Largo da Barrinha. A trilha que leva até o cume é considerada pesada e não é indicada para iniciantes.

» Leia mais sobre a Pedra da Gávea

4 - Praias Selvagens

praias selvagens guaratiba rio de janeiro

A Zona Oeste do Rio esconde um tesouro desconhecido para muitos cariocas. Na região, mais precisamente em Barra de Guaratiba, estão as cinco praias da orla do Rio de Janeiro classificadas como selvagens: Praias dos Búzios, Praia do Perigoso, Praia do Meio, Praia Funda e Praia do Inferno, que são acessíveis apenas por trilha ou barco. Destaca-se ainda, nessa mesma região, a Pedra da Tartaruga, que recebe dezenas de trilheiros em busca da bela vista e a prática de rapel.

» Leia mais sobre as Praias Selvagens

5 - Morro Dois Irmãos

morro dois irmaos rj

Personagem principal de uma das paisagens mais clássicas do Rio, o Morro Dois Irmãos fica no Vidigal, logo depois da Praia do Leblon, e pode ser visto desde o Arpoador. A trilha para chegar lá em cima não é das mais difíceis e a recompensa é uma vista estonteante da cidade maravilhosa!

» Leia mais sobre o Morro Dois Irmãos

6 - Pico da Tijuca

pico da tijuca rj por karla gordilho

Localizado na Floresta da Tijuca, ele é o segundo pico mais alto do rio, com 1022 metros de altitude e uma visão linda e ampla de toda a cidade. Apesar da altura, o início da trilha não se dá no nível 0, ela começa na praça bom retiro que fica a 660 metros de altitude. Para chegar até lá você pode seguir de carro ou ir caminhando e aproveitando para conhecer outros belos pontos da floresta.

» Leia mais sobre o Pico da Tijuca

7 - Morro da Urca

morro da urca rio de janeiro

Por ser uma trilha curta e localizada num dos principais pontos turísticos do Rio, o Morro da Urca é altamente frequentado por turistas brasileiros e estrangeiros. O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, tais como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Flamengo, Leblon; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus” que pode ser visto em dias com céu limpo.

» Leia mais sobre o Morro da Urca

8 - Pedra do Pontal

pedra do pontal recreio dos bandeirantes rj por talita gomes

A Pedra do Pontal é uma pequena ilha que fica entre a Praia do Recreio dos Bandeirantes e a Praia da Macumba. É ligada ao continente por uma estreita faixa de areia que desaparece quando a maré está alta. A trilha é curta e leve, mas a parte final exige um pouco de força nos braços para subir por uma corda de apoio.

» Leia mais sobre a Pedra do Pontal

9 - Bico do Papagaio

bico do papagaio parque nacional da tijuca rj por ritson

Localizado no Parque Nacional da Tijuca, a montanha possui uma elevação máxima de 989 metros e é uma trilha bem conhecida, sobretudo pelos praticantes de rapel. É possível chegar de carro até a placa de início no Largo do Bom Retiro ou subir caminhando desde a Praça Afonso Viseu, no Alto do Boa Vista (o que cansa bem mais) até lá.

» Leia mais sobre o Bico do Papagaio

10 - Mirante do Caeté

trilha do mirante do caete parque natural municipal da prainha rj 1b3a74

O Mirante do Caeté está situado dentro do Parque Natural Municipal da Prainha, recoberto por diferentes formações vegetais típicas do complexo da mata atlântica, e abriga uma fauna diversificada, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

» Leia mais sobre o Mirante do Caeté

Se você ficou com dúvida sobre alguma dessas trilhas listadas, deixe seu comentário logo abaixo.

Boas trilhas!

Compartilhe